Assessment practices and the impacts on student training in the Accounting Sciences Course ¬

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v17i1.57051

Abstract

This study investigated the evaluative practices used by professors and their impacts on the training of Accounting students at a public HEI in southern Brazil during the pandemic, from the perspective of Vygotsky's Historical-Cultural Theory. The research involved questionnaires for students and teachers, with quantitative and qualitative analysis of the results. The most common practices in distance learning were formative assessment and assessed activities. The pedagogical dimension had a positive impact on students' training, while the emotional dimension was influenced by the teacher's empathy, and the ethical dimension identified competence and commitment to learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Deize Aires Neves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda no Curso de Pós-Graduação de Contabilidade - PPGCONT, na linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015).

Daiane Sotoriva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda em Contabilidade com ênfase em Educação e Pesquisa em Contabilidade/ Pós-Graduação de Contabilidade - PPGCONT - Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pós-Graduada - Especialização Ciências Contábeis - FURG. Atualmente atuo como Analista de Suporte com foco em eSocial, Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Folha de Pagamento na empresa Metadados Assessoria e Sistema em RH e prestando Assessoria em DP e eSocial (envios, conferências, fechamentos, DCTF Web) de forma autônoma.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.                

Flávia Verônica Silva Jacques, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Política Social e Direitos Humanos - 2020 (Universidade Católica de Pelotas - UCPEL), Mestre em Contabilidade e Controladoria - 2011 (UNISINOS), Especialista em Gestão Pública - 2006 (Faculdade Atlântico Sul), Graduada em Ciências Contábeis (Universidade Federal do Rio Grande - FURG). Professora Adjunta - Dedicação Exclusiva do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atua como docente permanente nos cursos de Mestrado em Contabilidade e de Especialização em Contabilidade na FURG. E atua como docente permanente no Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP. É Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FURG (Portaria n° 875/2022) e já foi Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Ciências Contábeis do ICEAC (Portaria n°: 829/2012). Integrante da Comissão de Estudos de Acompanhamento da Área do Ensino Superior do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) conforme Portaria CRCRS N° 052-2022. Áreas de Atuação em Ensino e Pesquisas: Políticas Públicas; Transparência e Governança Pública; Políticas Educacionais para Pessoa com Deficiência e Tecnologias da educação; Contabilidade Aplicada a área pública e sem fins lucrativos; Educação e Pesquisa em Contabilidade.

Published

2023-05-30

Issue

Section

Artigos/Papers