Adoção e manutenção do e-commerce

Diferenças de antes e durante a pandemia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.12712/rpca.v17i3.58013

Résumé

A pesquisa tem objetivo de analisar o efeito das pressões institucionais na percepção de barreiras e benefícios na adoção e manutenção do e-commerce em MPMEs brasileiras, antes e durante a pandemia. A amostra foi constituída de administradores das MPMEs, no total de 120 e 211 respondentes no período pré e durante a pandemia, respectivamente. Empregou-se a Modelagem de Equações Estruturais e Análise Multigrupo. Os resultados apontam diferenças das percepções dos benefícios e barreiras antes e durante a pandemia. Ressalta-se que houve um aumento da percepção dos benefícios e diminuição na percepção de barreiras para adoção do e-commerce.

Téléchargements

Biographies des auteurs

  • Henrique Adriano de Sousa, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando e Mestre em Contabilidade (UFPR). Bacharel em Ciências Contábeis (UFPR). Bacharel em Administração (UNIPAR). Professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis (UNIPAR).

  • Gabriela de Abreu Passos, Universidade Federal do Paraná

    Doutoranda e Mestre em Contabilidade (UFPR). Bacharel em Ciências Contábeis (UFPR). Professora do departamento de Contabilidade da UEPG.

  • Everton Lucio Soares de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

    Mestre em Contabilidade (UFPR). Bacharel em Adminsitração e Ciências Contábeis (UNIPAR).

  • Luciana Klein, Universidade Federal do Paraná

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Contabilidade (UFPR).

Téléchargements

Publiée

2023-10-26

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers