A Permanência do Modelo Instrumental do Ensino em Administração
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v2i2.11056Resumen
Este trabalho busca aproximar o conceito de indústria cultural apresentado em Dialética doesclarecimento (Adorno e Horkheimer, 1985) ao ensino de administração no Brasil. Utiliza-se também
o conceito de esclarecimento como possibilidade de ir contra a massificação do ensino em
administração no país. Para apresentar a presença predominante de uma racionalidade instrumental
nos cursos no Brasil, 37 instituições de ensino em administração tiveram suas estruturas curriculares
analisadas. Foram construídas três categorias: (a) disciplinas profissionalizantes; (b) raciocínio
quantitativo, e, (c) estudos organizacionais. A maioria das escolas se encontra num modelo que foi
chamado de instrumental neste artigo. Buscando apresentar uma alternativa diferente daquelas
usuais, relata-se um caso do PCDA em que é possível discutir uma forma de construção de uma
estrutura curricular interdisciplinar e coerente com as necessidades dos alunos.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.