A Permanência do Modelo Instrumental do Ensino em Administração

Autores/as

  • Breno de Paula Andrade Cruz
  • Steven Dutt_Ross
  • Déborah Moraes Zouain

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v2i2.11056

Resumen

Este trabalho busca aproximar o conceito de indústria cultural apresentado em Dialética do
esclarecimento (Adorno e Horkheimer, 1985) ao ensino de administração no Brasil. Utiliza-se também
o conceito de esclarecimento como possibilidade de ir contra a massificação do ensino em
administração no país. Para apresentar a presença predominante de uma racionalidade instrumental
nos cursos no Brasil, 37 instituições de ensino em administração tiveram suas estruturas curriculares
analisadas. Foram construídas três categorias: (a) disciplinas profissionalizantes; (b) raciocínio
quantitativo, e, (c) estudos organizacionais. A maioria das escolas se encontra num modelo que foi
chamado de instrumental neste artigo. Buscando apresentar uma alternativa diferente daquelas
usuais, relata-se um caso do PCDA em que é possível discutir uma forma de construção de uma
estrutura curricular interdisciplinar e coerente com as necessidades dos alunos.

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Biografía del autor/a

Breno de Paula Andrade Cruz

Breno de Paula Andrade Cruz

Steven Dutt_Ross

Professora da UFF.

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Publicado

2008-04-30

Número

Sección

Artigos/Papers