O mundo do trabalho visto no cinema: busca por significados no documentário Peões

Autores/as

  • Cristiano Estanislau Universidade Metodista de São Paulo
  • Dagmar S. P. de Castro Universidade Metodista de São Paulo
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo
  • Sibelly Resch Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v6i2.11091

Resumen

No mundo do trabalho brasileiro, as transformações do capital mundial tiveram seu impacto nos anos 1990, incluindo a Região do Grande ABC, com o desemprego estrutural e com a reestruturação produtiva. Sendo assim, a proposta desse artigo é refletir sobre estas transformações utilizando o recurso estético da arte, especificamente o cinema, a fim de ir além do raciocínio lógico, envolvendo o sentimento e a experiência perceptiva desenvolvida pelos sentidos como uma possibilidade de compreender também a vivência organizacional, envolvendo a experiência perceptiva desenvolvida pelos operários que narram suas origens e participações no movimento operário, além dos desfechos de suas vidas na primeira década do século XXI, fazendo uma construção de si pela fala. A produção cinematográfica escolhida para análise foi o documentário Peões, produzido em 2002. Assumiu-se, portanto, o filme como aproximação entre ciência e arte, para análise das narrativas que se apresentam para compreensão da divisão do trabalho capitalista.

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Biografía del autor/a

Cristiano Estanislau, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Professor do curso de graduação em Administração da Universidade Metodista de São Paulo

Dagmar S. P. de Castro, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) 

Professora do programa de pós-graduação (mestrado) em Administração da Universidade Metodista de São Paulo

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação (2007) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestre (2001) e graduado (1996) em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Professor do programa de pós-graduação (mestrado) em Administração da Universidade Metodista de São Paulo

Sibelly Resch, Universidade Metodista de São Paulo

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Professora do curso de graduação tecnológica em Gestão Pública da Universidade Metodista de São Paulo

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Publicado

2012-06-30

Número

Sección

Artigos/Papers