Influenciadores da Percepção de Eficácia do Boicote e Intenção de Boicotar

Autores/as

  • Breno de Paula Andrade Cruz UFRRJ
  • Delane Botelho Fundação Getulio Vargas Eaesp Departamento de Marketing

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v10i4.11283

Resumen

Este artigo investiga, por meio de um experimento, o efeito das variáveis Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Gênero e Tipo de Bem na Percepção de Eficácia do Boicote (PEB) e Intenção de Boicotar (IB). Os resultados evidenciam que quanto menor a percepção de RSC do consumidor em relação a uma empresa, maior é a sua PEB e IB - ou seja, respectivamente, o consumidor percebe individualmente que o seu boicote é uma ação importante para que a empresa mude seu comportamento; e ele tem intenção de boicotar quando a empresa parece não ter uma orientação para RSC. Embora estudos evidenciem que mulheres estejam mais propensas a boicotar que homens, não houve aqui diferença de gênero em relação a PEB e IB nesta amostra. E o fato do produto analisado ser um produto de luxo não identificou-se menor PEB desse produto quando comparado a bens essenciais. Entretanto, verificou-se que a intenção de boicotar (IB) é maior para um bem essencial quando comparado a um bem de luxo. Ou seja, as características de um bem de luxo podem levar o consumidor a um conflito interno em relação ao boicote pelo fato do bem de luxo apresentar características peculiares que os tornam singulares.

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Biografía del autor/a

Breno de Paula Andrade Cruz, UFRRJ

Professor Adjunto da UFRRJ. Doutor em Administração (Eaesp-FGV); Mestre em Administração Pública (Ebape-FGV) e Administrador pela Ufla. Líder do grupo de pesquisa Consumo e Redes Sociais Virtuais.

Delane Botelho, Fundação Getulio Vargas Eaesp Departamento de Marketing

Professsor Adjunto da Eaesp (FGV). Chefe do Departamento de Marketing da Eaesp. Graduado em Engenharia Agronômica (UFLA), Mestre e Doutor em Administração pela Eaesp-FGV.

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Publicado

2016-12-23

Número

Sección

Artigos/Papers