E-commerce: privacidade, segurança e qualidade das informações como preditores da confiança

Auteurs

  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Giancarlo Dal Bó Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Gabriel Sperandio Milan Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Luciene Eberle Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI :

https://doi.org/10.12712/rpca.v11i5.11312

Résumé

O presente estudo teve como objetivo analisar as relações entre os construtos privacidade, segurança e qualidade das informações dos sites de compras on-line como preditores da confiança depositada no referido site. Para atingir este objetivo, inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura sobre estes construtos, propondo um modelo teórico a ser testado e validado. Na sequência, foi realizada uma survey com uma amostra de 410 consumidores que já haviam realizado compras no ambiente on-line. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando a técnica da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicam que a privacidade, a segurança e a qualidade das informações dos sites de compras on-line influenciam de forma significativa na confiança depositada no site de compras on-line. Além disso, verificou-se que 68,4% da confiança é explicada pelos referidos preditores, o que evidencia um bom poder de explicação para este construto.

Téléchargements

Biographies des auteurs

  • Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Doutor em Administração - UCS/PUCRS

    Professor da Universidade de Caxias do Sul - UCS

  • Giancarlo Dal Bó, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Doutor em Administração - UCS/PUCRS

    Professor da Universidade de Caxias do Sul - UCS

  • Gabriel Sperandio Milan, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Doutor em Engenharia da Produção - UFRGS

    Professor da Universidade de Caxias do Sul - UCS

  • Luciene Eberle, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Doutora em Administração - UCS/PUCRS

    Professor da Universidade de Caxias do Sul - UCS

Téléchargements

Publiée

2017-12-14

Numéro

Rubrique

Artigos/Papers