UMA ANÁLISE ESTRATÉGICA – ESTUDO DE CASO HSBC BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v4i3.11017Abstract
O presente trabalho faz uma análise estratégica da subsidiária do HSBC Holding no Brasil, no período de 2006 a 2009, para evidenciar como o banco conseguiu adaptar-se à nova realidade dos mercados em que opera. Também é feita uma análise das mudanças estratégicas que foram realizadas e, suas implicações no desempenho da empresa. O estudo baseou-se no ferramental GI de Macedo-Soares (2005), que contempla os construtos de Fahey & Randall (1998) e Hofer & Schendel (1978). Os resultados evidenciaram que o banco busca uma estratégia de posicionar-se globalmente, dando ênfase nos países em desenvolvimento, entretanto demonstra uma deficiência na circulação de informações estratégicas nos diversos níveis hierárquicos. Quanto aos processos de inovação, não foi evidenciado que o banco acompanhe as tecnologias inovadoras implantadas por seus concorrentes.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.