O mundo do trabalho visto no cinema: busca por significados no documentário Peões
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v6i2.11091Abstract
No mundo do trabalho brasileiro, as transformações do capital mundial tiveram seu impacto nos anos 1990, incluindo a Região do Grande ABC, com o desemprego estrutural e com a reestruturação produtiva. Sendo assim, a proposta desse artigo é refletir sobre estas transformações utilizando o recurso estético da arte, especificamente o cinema, a fim de ir além do raciocínio lógico, envolvendo o sentimento e a experiência perceptiva desenvolvida pelos sentidos como uma possibilidade de compreender também a vivência organizacional, envolvendo a experiência perceptiva desenvolvida pelos operários que narram suas origens e participações no movimento operário, além dos desfechos de suas vidas na primeira década do século XXI, fazendo uma construção de si pela fala. A produção cinematográfica escolhida para análise foi o documentário Peões, produzido em 2002. Assumiu-se, portanto, o filme como aproximação entre ciência e arte, para análise das narrativas que se apresentam para compreensão da divisão do trabalho capitalista.Downloads
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