Aceitação e resistência ao processo de acreditação hospitalar sob a perspectiva dos profissionais que atuam em instituições hospitalares
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v7i2.11131Abstract
O foco da pesquisa foi analisar a relação entre os indicadores de resistência e aceitação ao processo de mudança organizacional, como fatores que podem afetar o processo de implantação da Acreditação Hospitalar, sob a perspectiva dos profissionais que atuam em instituições hospitalares. A definição dos fatores se deu com base na análise teórica e a escolha daqueles recorrentes entre os autores estudados. Aplicou-se questionário a um grupo diversificado de profissionais que atuam em áreas e cargos distintos em instituições hospitalares com diversos níveis de complexidade. Após a avaliação do resultado do questionário foi conduzida uma entrevista semi-estruturada, junto a alguns desses profissionais ocupantes de cargos estratégicos e responsáveis pela condução direta ou indireta do processo de Acreditação Hospitalar. Os resultados confirmam a importância do envolvimento da alta administração como fator condicionado ao êxito no projeto. A inabilidade dos gestores para envolver os profissionais do nível operacional na elaboração dos planos de ação e reestruturação dos processos foi avaliada como um indicador de resistência que compromete o desempenho do processo de Acreditação Hospitalar.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.