Empreendedorismo feminino: desafios enfrentados por empreendedoras na gestão de pequenos negócios no setor de turismo
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i2.11213Abstract
Embora as estatísticas relacionadas ao empreendedorismo feminino pareçam encorajadoras, empreender não é uma tarefa fácil, são muitos os desafios encontrados pelas empreendedoras na gestão de seus negócios. Este estudo tem como objetivo central identificar os maiores desafios enfrentados pelas empreendedoras no planejamento e gestão de seus negócios e também verificar como utilizam suas redes de relacionamento para superar esses desafios. A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudos de casos múltiplos e foram selecionadas quatro agências de viagens que foram criadas e são gerenciadas por empreendedoras. As empreendedoras que planejam e desenvolveram equipes eficientes, podem delegar e confiar em seus funcionários. Na gestão financeira o maior desafio é a dificuldade para acessar recursos financeiros, tais como financiamento e crédito de fornecedor. Com relação a gestão de pessoas, a maior dificuldade consiste na contratação de mão-de-obra qualificada e nos conflitos decorrentes das relações interpessoais. Verificou-se que, de modo geral, as redes de relacionamento se mostraram de fundamental importância para a manutenção, desenvolvimento ou crescimento das empresas.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.