E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento

Autori

  • Harrison Bachion Ceribeli Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.11233

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos associados às experiências de compra online que influenciam a e-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento no comércio eletrônico. Foi realizado um levantamento de campo, cuja amostra foi composta por 720 e-consumidores. Para análise dos dados referentes a compras de alto envolvimento, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais; para análise dos dados referentes a compras de baixo envolvimento, utilizaram-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. Constatou-se que a conveniência, a política de trocas e devoluções da empresa e a qualidade da entrega influenciam a e-satisfação em compras de alto envolvimento, enquanto a inovação percebida no website, os preços e a estética do website influenciam o fluxo online, que, por sua vez, influencia a e-satisfação. Complementarmente, constatou-se que a qualidade da entrega, as informações disponíveis no website e a estrutura de atendimento influenciam a e-satisfação em compras de baixo envolvimento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Harrison Bachion Ceribeli, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Administração pela FEARP/USP

Edgard Monforte Merlo, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Universidade de São Paulo

Doutor em Administração pela FEA/USP

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-12-30

Fascicolo

Sezione

Artigos/Papers