Estratégias organizacionais, o difícil processo de tomada de decisão: caso de ensino da indústria têxtil
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v11i3.11337Abstract
O caso tem por objetivo levar os alunos a vivenciar decisões relacionadas ao processo de tomada de decisão organizacional, ao discutir as estratégias adotadas pela empresa com base no método clássico de formulação da estratégia descrito por Porter. O caso foi desenvolvido para ser usado em programas de pós-graduação para discussão do processo de formulação das estratégias; estratégias organizacionais e processo de reposicionamento da marca. Existe a possibilidade de adaptar as questões de análise para ser usado por alunos da graduação nas disciplinas de modelos de gestão. As informações descritas neste caso de ensino foram obtidas por meio de observação participante, visita ao museu da empresa, e consulta a sites da empresa e da BM&FBovespa e entrevistas com funcionários de diversos níveis hierárquicos da empresa. A proposta é fazer com que os estudantes se coloquem no lugar dos acionistas da empresa, para analisar as estratégias tomadas pela empresa, analisando cada estratégia dentro da roda de estratégia competitiva de Porter.Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.