Desenvolvimento regional e resiliência de cluster: uma proposta teórica
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v13i1.28142Abstract
Clusters têm sido objeto de pesquisa durante décadas devido as vantagens competitivas locais que impulsionam o desenvolvimento regional. Entretanto, grande parte dos estudos desconsideraram o desenvolvimento de suas estruturas ao longo do tempo. Recentemente, acadêmicos passaram a desenvolver abordagens dinâmicas que conseguissem explicar os padrões de desenvolvimento dos clusters. A resiliência de cluster é um constructo utilizado para entender como os cluster adaptam as suas estruturas a fim de superar choques, entretanto ainda é um conceito bastante embrionário. O objetivo deste artigo é analisar a resiliência econômica dos clusters, buscando identificar os principais elementos que impactam na sua capacidade de resistência, recuperação e adaptação após um choque externo. Para tanto, foi desenvolvido um framework teórico baseado nos recentes avanços da literatura de geografia econômica evolucionária. Como principais contribuições, este artigo redefiniu resiliência de cluster e seus principais elementos.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista usa o CC BY. Essa licença permite que outras pessoas distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que sejam creditadas pela criação original. Essa é a licença mais flexível oferecida. Recomendado para máxima disseminação e uso de materiais licenciados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A Revista ulitiliza o DOI (Digital Object Identifier ) desde 2007 O DOI com a finalidade de autenticar cada artigo, portanto seu conteúdo digital.