ESTAMOS INDEXADOS EM:
Métricas de citação:
https://www.facebook.com/Pedagogia-Social-PIPAS-UFF-102107774828159/
#Pedagogia Social UFF
https://www.instagram.com/pedagogiasocial.pipasuff/
@Instagram Pedagogia Social UFF
EDITORIAL
Bem-vindos ao decimo número da Revista de Pedagogia Social, da Universidade Federal Fluminense (RPS-UFF)! Desta feita abordaremos o tema: PEDAGOGIA SOCIAL NAS MÍDIAS SOCIAIS: PROJETOS DE FUTURO À HUMANIDADE, através de artigos, resenhas, ensaios acadêmicos e poesias. Abordaremos o fazer científico que comunica diretamente a sociedade, tomando para si os desafios da mesma. É comunicação, conhecimento e investigação, mas também é produção científica marcada pelo seu tempo-espaço de inquietações e possibilidades.
Contaremos com reflexões oriundas do aprendizado, advindo do compromisso do servir, em plena pandemia; impactando vidas e dando o próximo passo. Não temos respostas; apenas acolhimento, escuta, diálogo e orientação. Nossa proposta é, através das pesquisas, já em curso, vivermos juntos, um dia de cada vez, desmistificando os discursos oficiais, os quais propiciam o flagelo humano. Não acreditamos em um “novo normal” – tentativa de “uma nova normalidade” diante das diversas dissonâncias – e sim, na vida que segue. Nosso lema se constitui da seguinte máxima: fazer o que podemos de onde estamos, e com o que temos.
As ciências marcadas pelo reprodutivismo materialista encontram dificuldades em lidar com o devir e perdem “o bonde da história” – o fio condutor da experiência efetivamente compartilhada – por não saírem de seus laboratórios e dos seus gabinetes. Está na matriz formadora de tal modelo de ciência, certo retardo em produzir respostas e, tardiamente percebem que poderia ter sido diferente e para melhor. Sim, vidas importam. Todas as formas de vida importam, inclusive a do planeta; por conseguinte, sem ele não há vida.
A Pedagogia Social, por nós realizada, é uma forma diferenciada para lidar com os desafios da educação e da vida. Acreditamos que os desafios oriundos da vida ordinária têm múltiplas e complexas causas, e alternativas de superação. Portanto, a ciência que produzimos, traz em seu DNA científico, a marca da formação de educadores sociais, para a vida e pela vida. Nossa educação é sem fronteiras, solidária, complexa e aberta. Produzimos, através da engenharia humana reversa, um manancial de possíveis, através da qual cada um com sua expertise exerce o que pode e sabe.
A ciência, como diz Ilya Prigogine, na Carta para as futuras gerações (1999), é um empreendimento coletivo. Eis a proposta.
Excelente leitura!
Margareth Martins de Araújo
Editora Executiva
ISSN 2527-0974
ESTAMOS INDEXADOS EM:
Métricas de citação:
https://www.facebook.com/Pedagogia-Social-PIPAS-UFF-102107774828159/
#Pedagogia Social UFF
https://www.instagram.com/pedagogiasocial.pipasuff/
@Instagram Pedagogia Social UFF