v. 7 n. 2 (2019): Pedagogia Social e a formação do educador social-pesquisador: POR UMA PEDAGOGIA RESTAURATIVA

					Visualizar v. 7 n. 2 (2019): Pedagogia Social e a formação do educador social-pesquisador: POR UMA PEDAGOGIA RESTAURATIVA

EDITORIAL

Sejam bem-vindos ao sétimo número da Revista de Pedagogia Social (RPS), da Universidade Federal Fluminense. Neste dossiê abordaremos – em especial, através de artigos, resenhas e relatos de experiências – determinadas reflexões acerca da Pedagogia Social e a formação do educador social- pesquisador, sob a perspectiva de uma pedagogia que se faz restaurativa, sobretudo, ao exercitar a justiça cognitiva. Por justiça cognitiva compreendemos o esforço intelectual, realizado por educadores sociais, na busca de superação dos múltiplos vetores de exclusão dos quais crianças, jovens e suas famílias são vitimados. 

pedagogia restaurativa se apresenta como um antídoto pedagógico no enfrentamento do flagelo humano seja na escola, na sociedade ou no mundo. Ainda que há alguns anos assistimos aos crescentes índices de violência no mundo – é possível afirmar que a humanidade sequer teve um minuto de paz –,hoje, esse processo da banalização do mal eclode mais intensamente dentro das escolas, fazendo com que muitas instituições e seus atores sociais busquem a interlocução com a universidade, observando-se, ao seu turno, as múltiplas formas de violência como: bullying, agressões individuais e coletivas, indústria do ódio, automutilação, suicídio, drogas, banditismo e terrorismo, entre outros.

Integrantes de uma cadeia de desesperança que assola não só a escola, mas o próprio mundo, nossos jovens deixam de sonhar, perdem o sentido da vida e constroem uma rota de fuga capaz de leva-los à própria destruição. Um processo de retroalimentação que exige de educadores uma busca frenética por superação.

Há de se ter uma pedagogia que dialogue com as emergências de uma sociedade que assiste incrédula ao próprio desmonte.

Excelente leitura!

Margareth Martins de Araújo

Editora Executiva

ISSN 2517-0974

 

Publicado: 2019-06-02

Entrevistas

  • Entrevista: Prof. Dr. Leonardo Alonso

    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61604

Artigos

  • MÍDIAS SOCIAIS E AUTOMUTILAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA SOCIAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR/EDUCADOR NAS PRÁTICAS EM AÇÕES PREVENTIVAS E RESTAURATIVAS

    Elaine Ferreira, Jacy Passos, Thainá Quitete
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61562
  • O Trabalho do Pedagogo Social com Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social: elementos para o debate

    Ricardo Soares
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61565
  • TECNOLOGIA SOCIAL E ESCOLA: UM DIÁLOGO EM BUSCA DE NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

    Iolanda da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61566
  • SOBRE ARTESÃOS E OFICINAS: PEDAGOGO SOCIAL UM ARTÍFICE EDUCAÇÃO

    Margareth Martins
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61567
  • REFLEXÕES DE DUAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS COM BAIXO LIMIAR DE FRUSTRAÇÃO

    Rosane Siqueira, Tainara Navas
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61568
  • CAPOEIRA, MÚSICA E ORALIDADE: A LÍNGUA PORTUGUESA PELO MUNDO

    Marciel Ribeiro, Felipe Nonato, Leandro Palhares
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61569
  • SUÍCIDIO ENTRE JOVENS E A BANALIDADE DO MAL

    Mônica Coelho
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61570
  • CULTURA DE PAZ: REFLEXÕES SOBRE O CARÁTER RESTAURATIVO DA PEDAGOGIA SOCIAL

    Márcia Maria e Silva, Rita de Cássia Antunes , Rita Ribeiro Voss
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61571
  • TRABALHO, CURRÍCULO E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA QUESTÃO DIALÓGICO- PROBLEMATIZADORA

    Therezinha Pinto
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61574
  • TRABALHO VOLUNTÁRIO E TRANSCENDÊNCIA: RELATOS DE UMA PEDAGOGIA QUE SE PRETENDE SOCIAL

    Margareth Martins de Araujo
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61590

Ensaios Científicos de Pedagogia Social - UFF

  • SEUS DEVERES VÃO BEM? SEUS DIREITOS TAMBÉM

    Marcelle .
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61591
  • OBSERVAÇÕES DE UM FAZER, APRENDIZAGENS EM CONSTRUÇÃO

    Ana Cenaqui, Dannyeli Vitória, Diego Silva Silva, Maria Curado, Sandra Butschkau
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61595
  • Prevenção, Drogatização e Tratamento Restaurativo

    Telma Regina
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61596
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A PÁSCOA PARA ALÉM DO OVO CHOCOLATE E RESGATANDO OS VALORES HUMANOS

    Ariane Machado, Alice Vieira/ , Aghata Souza, Ana Gonçalves, Elizabeth Vianna, Jackeline Affonso, Larissa Fonseca, Luana Sanchez, Maria Braga, Thais Aires
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61597
  • O que aprendi com a XI Jornada de Pedagogia Social da FEUFF

    Thainá Quitete
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61599
  • OS ENVELOPES FREINETIANOS COM OS ESTUDANTES DA PÓSGRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO COMO UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO (PARA O) SOCIAL

    Marcio Sirino
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61600
  • Pedagogia Social e Inclusão

    Sheila Penavilla
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61601
  • EDUCAÇÂO E PROTEÇÃO SOCIAL

    Edvaldo Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61602

Resenhas Críticas

  • Resenha do filme Meu Amigo Nietzsche

    Gabriel Santos
    DOI: https://doi.org/10.22409/rpsuff.v7i2.61603