ESTAMOS INDEXADOS EM:
Métricas de citação:
https://www.facebook.com/Pedagogia-Social-PIPAS-UFF-102107774828159/
#Pedagogia Social UFF
https://www.instagram.com/pedagogiasocial.pipasuff/
@Instagram Pedagogia Social UFF
EDITORIAL
Bem-vindos ao quarto número da Revista de Pedagogia Social (RPS), da Universidade Federal Fluminense. Neste número, em especial, abordaremos, através de artigos, resenhas e relatos de experiências, um manancial reflexivo sobre ser a Pedagogia Social uma pedagogia NECESSÁRIA.
Quando e onde a pedagogia tradicional desiste, a Pedagogia Social insiste. Insiste com os rotulados, com os marginalizados, com os improváveis. Insiste em formar educadores sociais sensíveis ao outro e marcados pela solidariedade, ética, cooperação e humanidade. Insiste em fortalecer vínculos, em vivenciar a unidade teoria-prática, e acima de tudo, insiste em instaurar e renovar o pacto com a educação, independente de onde ela se dê.
Trata-se de uma Pedagogia especialíssima e extremamente necessária à atualidade, porque comprometida e imbricada, com a natureza básica da humanidade: amor, gentileza, compaixão, empatia e emancipação. Ela demanda uma capacidade intelectual compromissada com a existência humana, com o deixar-se afetar pelo outro na busca pela superação de situações limites. Como o paládio azul transmuta realidade, conecta-se ao futuro e transcende ao instituído. Falamos de uma Pedagogia revolucionária, dedicada ao zelo e ao cuidado em todas as dimensões. É a Pedagogia dos contextos de emergências. É a Pedagogia da complexidade. Eis o paládio azul da educação.
Excelente leitura!
Margareth Martins de Araújo
Editora Executiva
ISSN 2517-0974
ESTAMOS INDEXADOS EM:
Métricas de citação:
https://www.facebook.com/Pedagogia-Social-PIPAS-UFF-102107774828159/
#Pedagogia Social UFF
https://www.instagram.com/pedagogiasocial.pipasuff/
@Instagram Pedagogia Social UFF