Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    Estou ciente de que não devo submeter o trabalho em formato ".txt".

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O arquivo submetido não contém a identificação do/a autor/a nem de sua afiliação institucional.

    Estou ciente de que o descumprimento desta norma acarretará em recusa do trabalho.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos, ensaios e relatos de pesquisa), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES GERAIS

O periódico constitui um espaço de incentivo à produção acadêmica de alunos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais e áreas afins.

DOS CANDIDATOS APTOS E DAS CANDIDATAS APTAS A SUBMETER 

1.1– Estudantes de graduação em Ciências Sociais e áreas afins.

1.2 – Recém-formados(as) e estudantes de pós-graduação em Ciências Sociais e áreas afins, desde que tenham até dois anos de diplomação a nível de graduação.


Parágrafo único - Todos os autores estão de acordo que, por se tratar de uma revista discente, os orientadores dos trabalhos não constarão como co-autores, podendo ser mencionados , entretanto, em nota de rodapé.

Recomenda-se que, no caso de os orientadores serem efetivamente co-autores, o texto seja encaminhado para outras
publicações.

 

Todos os textos submetidos devem ser de autoria intelectual, devendoo autor referenciar corretamente as fontes consultadas para realização do trabalho e declarar em formulário próprio que todo o material incluído em seu trabalho está livre de direitos autorais e que se responsabiliza por possíveis litígios judiciais relacionados.

A Revista Científica Discente Planície Científica aceita submissões em Português, Espanhol e/ou Inglês, sendo que no caso de artigos e ensaios, os títulos, resumos e palavras-chave devem ter versão nas três línguas.

Ao submeter artigos, ensaios, resenhas e relatos de pesquisa, o autor deve retirar seu nome e quaisquer possíveis identificações, inclusive nas propriedades do documento, para garantir a avaliação cega por pares (double blind peer review).

Admitem-se trabalhos com até 3 (três autores)

 

GÊNEROS E DIMENSÕES DO TEXTO

 Artigo - Publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas (artigo de revisão) ou que apresenta temas ou abordagens originais, em geral resultados de pesquisa do próprio autor (artigo original). A Revista Científica Discente Planície Científica admite textos com 10 a 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Ensaio Publicação eminentemente pessoal, que trata do tema com caráter crítico, formal, discursivo, expondo lógica e reflexivamente uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação. É de natureza problematizadora, antidogmática, inovadora e crítica. A Revista Científica Discente Planície Científica admite textos de 6 a 8 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Resenha – Resumo crítico de uma obra teórica ou com viés cultural lançada até 5 (cinco) anos antes, contendo apresentação e contextualização da obra e de sua autoria, apresentação e discussão do conteúdo, avaliação de sua relevância para a comunidade leitora. A Revista Discente Planície Científica encoraja principalmente o envio de textos sobre obras nacionais ainda pouco resenhadas e também sobre obras estrangeiras recentes ou recém-traduzidas. Admitem-se textos de 1 a 4 páginas, incluindo outras referências bibliográficas para além da referência da obra resenhada, se for o caso.

Relatos de pesquisa Estes textos diferem de artigos e ensaios, na medida em que se priorizam temas e reflexões em torno do fazer pesquisa social, isto é, espera-se que os trabalhos partilhem com os/as leitores aspectos que são, via de regra, pouco discutidos nos textos acadêmicos tais como: as relações sujeito-objeto nas ciências humanas e sociais, os desafios de inserção no campo empírico, ajustes e redefinições teóricas e metodológicas provocados pelo andamento da pesquisa, relatos de estágios e de experiências de pesquisa desde que tenham forte marca descritivo-reflexiva. A Revista Científica Discente Planície Científica admite textos de 8 a 10 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Resumos expandidos de monografia – Textos que informem os elementos essenciais de monografia já defendida até 2 anos antes. Devem conter tema, recorte, questão-problema, hipótese (se aplicável), objetivos, linha teórica, metodologia e principais resultados. Essa síntese deve ser acompanhada de 3 a 5 palavras-chaves e de 5 a 10 indicações da bibliografia básica. A Revista Discente Planície Científica admite textos com até 2 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Entrevistas – Em forma de perguntas e respostas, incluindo um parágrafo introdutório, resulta de conversa com autores e pesquisadores de referência em sua área de produção científica. A Revista Científica Discente Planície Científica admite textos com 5 a 10 páginas.

Seção Letras e Artes “Solano Trindade” – A Revista Discente Planície Científica admite textos ficcionais (contos e crônicas), líricos (poesias) e documento iconográfico (especialmente fotografias, artes gráficas analógicas e digitais, lambes) que, preferencialmente, contemplem o foco e o escopo desta revista no que se refere às diversas temáticas sociais. Em caso de texto (contos, crônicas, poesia), admite-se a submissão de apenas uma obra por autor/autora com até 5 (cinco) páginas. Em caso de documento iconográfico, admite-se tanto uma única imagem quanto uma sequência de até 5 (cinco) imagens em alta resolução (arquivo .tiff ou .png com no mínimo 300dpi), Todas precisam ser do autor/da autora da submissão e estar identificadas com legenda no espaço que o próprio sistema irá indicar.

 

FORMATO DOS TEXTOS

 Margens: 3cm superior e esquerda, 2cm inferior e direita.

Fonte Times New Roman, Tamanho 12.

Alinhamento Justificado.

Parágrafo Primeira Linha de 1,25cm.

Espaçamento entre linhas 1,5 para todo corpo do texto e de 1,0 (simples) para:

Citações diretas (mais de 3 linhas, com recuo de 4cm à direita)

Notas de rodapé (Tamanho 10, alinhado à esquerda);

Legendas dos elementos especiais (gráficos, figuras, quadros e tabelas, etc.) - Com Título da legenda, tamanho 12, centralizado, com fonte bibliográfica abaixo do elemento especial, tamanho 10, alinhado à esquerda);

Referências Bibliográficas (alinhado à esquerda)

 

ELEMENTOS ESSENCIAIS

Título e subtítulo: Artigos, ensaios e relatos de pesquisa; Em português, inglês e espanhol, com até 100 caracteres com espaços. (Apenas em português, os  resumos expandidos, resenhas, textos líricos e ficcionais estão livres dessa obrigatoriedade)

 Resumo/Abstract/ Resumen: Os artigos, ensaios e relatos de pesquisa devem ser acompanhados de resumo (contendo o tema, os objetivos, metodologia e a principal conclusão) de aproximadamente 10 linhas (Entre 600 e 800 caracteres com espaços) em português, inglês e espanhol. (Apenas em português, os resumos expandidos, resenhas, textos líricos e ficcionais estão livres dessa obrigatoriedade)

 Palavras-chave/Keywords/ Resumen: Artigos, ensaios e relatos de pesquisa; Entre três (3) e cinco (5) palavras-chave em português, inglês e espanhol. (Apenas em português, os resumos expandidos, resenhas, textos líricos e ficcionais estão livres dessa obrigatoriedade)

 Introdução e títulos de seções: Em caixa alta e negrito, seguindo uma hierarquia clara de títulos e subtítulos que facilite a leitura.

 Notas: devem ser redigidas no rodapé, tamanho 10, alinhado à esquerda.

 Referências no corpo do texto: Devem ser citadas no sistema (SOBRENOME, ano, p.).

Referências bibliográficas: devem ter seção própria ao final do texto, em ordem alfabética, e seguir as normas da ABNT.

Tabelas, figuras, fotos e ilustrações: devem ter uma boa qualidade e alta resolução (mínimo de 300 dpi), ser coloridas e numeradas sequencialmente, conter título e legenda.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

As citações e referências devem seguir as normas da ABNT adotadas pela EdUFF para trabalhos científicos e disponíveis das páginas 35 a 47 do documento acessível pelo link disponibilizado abaixo, com execeção das referências bibliográficas ao fim do texto, que devem seguir a NBR 6023/2018.

http://www.eduff.uff.br/images/ebooks/Apresentacao_Trabalhos_Monograficos_de_Conclusao_%20de_Curso_Ed_10.pdf

 

Entrevistas

Em forma de perguntas e respostas, incluindo um parágrafo introdutório, resulta de conversa com autores e pesquisadores de referência em sua área de produção científica. A Revista Discente Planície Científica admite textos de 5 a 10 páginas.

Artigos

Publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas (artigo de revisão) ou que apresenta temas ou abordagens originais, em geral resultados de pesquisa do próprio autor (artigo original). A Revista Discente Planície Científica admite textos de 10 a 15 pagínas

Ensaios

Publicação eminentemente pessoal, que trata do tema com caráter crítico, formal, discursivo, expondo lógica e reflexivamente uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação. É de natureza problematizadora, antidogmática e inovadora. A Revista Discente Planície Científica admite textos 6 e 8 páginas.

Relatos de pesquisa

Estes textos diferem de artigos e ensaios, na medida em que se priorizam temas e reflexões em torno do fazer pesquisa social, isto é, espera-se que os trabalhos partilhem com os/as leitores aspectos que são, via de regra, pouco discutidos nos textos acadêmicos tais como: as relações sujeito-objeto nas ciências humanas e sociais, os desafios de inserção no campo empírico, ajustes e redefinições teóricas e metodológicas provocados pelo andamento da pesquisa, relatos de estágios e de experiências de pesquisa desde que tenham forte marca descritivo-reflexiva. A Revista Científica Discente Planície Científica admite textos de 8 a 10 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Resenha

Resumo crítico de uma obra teórica ou com viés cultural lançada até 5 (cinco) anos antes, contendo apresentação e contextualização da obra e de sua autoria, apresentação e discussão do conteúdo, avaliação de sua relevância para a comunidade leitora. A Revista Discente Planície Científica encoraja principalmente o envio de textos sobre obras nacionais ainda pouco resenhadas e também sobre obras estrangeiras recentes ou recém-traduzidas. Admitem-se textos de 1 a 4 páginas, incluindo outras referências bibliográficas para além da referência da obra resenhada, se for o caso.

Resumos de Monografia

Textos que informem os elementos essenciais de monografia já defendida até 2 anos antes. Devem conter tema, recorte, questão-problema, hipótese (se aplicável), objetivos, linha teórica, metodologia e principais resultados. Essa síntese deve ser acompanhada de 3 a 5 palavras-chaves e de 5 a 10 indicações da bibliografia básica. A Revista Discente Planície Científica admite textos com até 2 páginas, incluindo as referências bibliográficas.

Seção Letras e Artes “Solano Trindade”

A Revista Discente Planície Científica admite textos ficcionais (contos e crônicas), líricos (poesias) e documento iconográfico (especialmente fotografias, artes gráficas analógicas e digitais, lambes) que, preferencialmente, contemplem o foco e o escopo desta revista no que se refere às diversas temáticas sociais. Em caso de texto (contos, crônicas, poesia), admite-se a submissão de apenas uma obra por autor/autora com até 5 (cinco) páginas. Em caso de documento iconográfico, admite-se tanto uma única imagem quanto uma sequência de até 5 (cinco) imagens em alta resolução (arquivo .tiff ou .png com no mínimo 300dpi), Todas precisam ser do autor/da autora da submissão e estar identificadas com legenda no espaço que o próprio sistema irá indicar.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.