ANÁLISE FÍLMICA DE ELENA (2012): A HIERARQUIA DE VALORES
Palavras-chave:
Sociologia. Cinema. Documentário. Sorlin. Elena.Resumo
Este trabalho pretende realizar uma análise sociológica do filme de gênero documentário Elena (2012), dirigido por Petra Costa, produzido pela Busca Vida filmes. Para isso, é utilizada a metodologia de análise proposta por Sorlin (1985) de quadro de análises, buscando compreender como o filme constrói as relações entre personagens, hierarquia de valores e estrutura narrativa, podendo assim ser capaz de comunicar algo sobre algum tema. Para compreender melhor como os filmes constroem a sua linguagem, é utilizado Bazin (1991) como forma de conceituar como o filme se utiliza de uma linguagem cinematográfica para comunicar suas intenções. A proposta do artigo é refletir como a metodologia da análise fílmica pode ser útil no debate sobre a construção e evidenciação de valores e subjetividades no cinema.Downloads
Referências
ANCINE. Anuário estatístico do cinema brasileiro: 2013. [S.l.], 2014. Disponível em: https://oca.ancine.gov.br/sites/default/files/repositorio/pdf/Anuario_2013.pdf. Acesso em: 13 jul. 2018.
BAXANDALL, M. O olhar renascente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BAZIN, A. A evolução da linguagem cinematográfica. In: O cinema (ensaios). São Paulo: Brasiliense, 1991.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BERTOLIN, R. V.; BRITO, M. J. de. Análise fílmica: Alternativa Metodológica na Pesquisa Organizacional Refletindo Subjetividade, trabalho e Corporeidade. In:ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO, 3., 2011,João Pessoa. Anais... [S. l.]: ANPAD,
p. 1-17. Disponível em:
http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR398.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019.
DIÓGENES, E. V. et al. O documentário Elena: desdobramentos históricos do ensaio fílmico. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA,10., 2015, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2015. p. 1-15 Disponível em:
http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/10o-encontro-2015/gt-historia-da-midia-audiovisual-e-visual/o-documentario-elena-descobramentoshistoricos-do-ensaio filmico/at_download/file. Acesso em: 22 jan. 2019.
DOANE, M. A. A voz no cinema: articulação do corpo e do espaço. In: XAVIER, I.(Org.). A experiência do cinema. São Paulo: Paz e Terra, 2018. p. 371-387.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.
HIDALGO, L. Autoficção brasileira: influências francesas, indefinições teóricas. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro: [S. n], 2013, vol. 15, n. 1, p. 218-231. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alea/v15n1/a14v15n1.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019.
MENEZES, P. Representificação: as relações (im)possíveis entre cinema documental e conhecimento. Revista brasileira de ciências sociais, São Paulo, vol. 18, n. 51, p. 87-97, fev. 2003.
MUANIS, F. Audiovisual e mundialização: televisão e cinema. São Paulo: Alameda, 2014.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2010.
RAMOS, G. Documentários experimentais? Estudos de cinema e audiovisual Socine. São Paulo, vol. 7, p. 331-339, 2012.
SILVA, S. R. R, da; MOUSINHO, L. A. Um olhar sobre Elena: encenação que se desdobra. [online], Revista Digital de Cinema Documentário, Portugal e Brasil: [S. l.], 2016, n. 19. Disponível em: http://doc.ubi.pt/19/dossier_1.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019.
SIMMEL, G. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio Guilherme (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: [S. n.] 1967, p. 10-24.
SORLIN, P. Sociologia del cine: la apertura para la história de mañana. Mexico: Fondo de cultura econômica, 1985.
SOUZA, T. N. O. Uma forma cinematográfica para contar uma vida: memória e história em As praias de Agnès, de Agnès Varda. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL, 7, 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2015. p. 1-14 Disponível em: http://gthistoriacultural.com.br/VIIsimposio/Anais/Tainah%20Negreiros%20Oliveira%20de%20Souza.pdf. Acesso em: 22 jan. 2019.