A Guerra Suja e Social: Estado de exceção e militarização no México.

Autores

Palavras-chave:

Estado de Exceção, narcotráfico e México.

Resumo

Resumo: O tema do trabalho busca demonstrar a partir do caso mexicano como o México ser tornou-se um estado de exceção através da militarização de combate ao crime organizado. Após a crise do capitalismo na década de 1980,o governo do presidente de Miguel de La Madrid começa-se adotar as medidas neoliberais no país. As condições de vida deterioram-se num curto espaço de tempo nas principais cidades mexicanas. Em suma disso os cartéis ampliam seu poder e hegemonia e se estabelece uma relação entre o Estado-Nação e o crime organizado. A questão problema A questão essencial a ser respondida durante a pesquisa é como após o longo período de miitarização e combate ao crime, o país adquiriu características de um “Estado de Exceção”. O objetivo da pesquisa é apresentar como o México se tornou-se um “Estado de exceção”. O trabalho

buscou a entender como a militarização de combate ao narcotráfico fortaleceu os cartéis e como a guerra às drogas funciona como “política de estado” para controle movimentos de grupos sociais. A metodologia do trabalho consistem em uma análise bibliográfica. Desta forma, durante a guerra fria diversas operações de enfrentamento ao crime organizado sempre foram estendidas contra grupos sociais. O autor Agamben, traz uma discussão sobre estado de exceção mesmo em repúblicas democráticas e após a constante militarização no caso mexicano se encaixa neste perfil. Os resultados da pesquisa conseguiu identificar que o estado mexicano desde a década de 1930 vem perseguindo opositores políticos. Durante a Guerra Fria, isso só aumentou a perseguição.. A aliança entre grupos criminosos e autoridades estabeleceu uma relação simbiótica. Após o aumento da militarização e a polìtica de cortes de gastos imposta pelo FMI, adotadas pelo o governo de Miguel de La Madrid (1976-1982), a criminalidade só aumentou no país e até que o Estado-Nação da mesma maneira que  vive nos dias atuais em uma guerra sangrenta, em seguida a militarização  de combate ao narcotráfico, o país  ser torna-se um estado de exceção.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Andrade, Universidade Federal Fluminense

Graduando em História pela Universidade Federal

Referências

Referências Bibliográficas.

AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. ed. Boitempo. Coleção Estado de Sítio.2016.

BRAGANÇA, Danilo Avellar. Narcotráfico, Soberania e Relações Internacionais no México. Rio de Janeiro. Gramma, 2017.v.1.156p.

GRAHAM, Stephen. Cidades Sitiadas: O novo urbanismo militar. edição 2016. editora: Boitempo.

GOMES, De Leon Petta. Cooperação entre Estado-Nação e Crime Organizado: uma geopolítica escura. Tese de Doutorado. USP. 2017.

ATÁSSIO, Aline Prado; MANCUSO; Amanda Pinheiro. Reflexões sobre a Exceção: Implicações do emprego do exército como força policial no Brasil. Revista Videre, Dourados, MS, ano 2, n.4, p.93-111, jul./dez.2010.

BRAGANÇA, Danilo Avellar. As Três Guerras. O esforço pela paz e a Guerra às drogas noMéxico contemporâneo. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, v. 5, p.121-149, 2016.

SERRANO, Mônica. México: narcotráfico y gobernabilidad. Pensamiento Ibero-Americano,n.1, Madrid, AECID, 2007, Pp-251-278.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Resumos de Monografia