UMA EXPOSIÇÃO E DUAS VISÕES: VISITAS GUIADAS AO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio arqueológico, exposição, visitas guiadas, museu

Resumo

A partir da exposição “Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, buscou-se compreender os efeitos da mesma no incentivo à proteção do patrimônio arqueológico do litoral do estado. Através da experiência de duas turmas que participaram das visitas guiadas ao museu e da vivência dos monitores que orientam essas visitações, percebemos a importância dessas instituições enquanto propagadoras de conhecimento que vem auxiliar em tais atividades de preservação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Reis Cordeiro, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, na habilitação de Antropologia e Arqueologia.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, A. M. Estudos De Público: A Avaliação De Exposição Como Instrumento Para Compreender Um Processo De Comunicação. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 5: 325-334, 1995.

CURY, M. X.: Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 365-80, 2005.

GASPAR, M. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. 89 p.

GOTTESDIENER, H. Evaluer l ’exposition: définitions, méthods et bibliographie sélective commentée d ’études d ’évaluation. La Documentation Française, Paris. 1987

KOPTCKE, L. S. Observar a experiência museal, uma prática dialógica: Reflexões sobre a interferência das práticas avaliativas na percepção da experiência museal e na (re) composição do papel do visitante. Texto foi apresentado e publicado, originalmente, nos anais do Workshop Internacional de Educação promovido pela Vitae, em parceria com o British Council, com apoio do Museu da Vida, Fiocruz, Rido de Janeiro, 2002.

MUNLEY, M. E. Intentions and Accomplishments: Principles of Museum Evaluation Research. J. Blatti (Org.) Past Meets Present: Essays about Historic Interpretation and Public Audiences. Smithsonian Ins. Press, Washington: 116-130. 1987.

SCREVEN, C. G. Educational Exhibitions for Unguided Visitors. ICOM/CECA, 12/13: 10-20. 1991

Downloads

Publicado

2020-08-11