A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO RITMO E POESIA: NARRATIVAS DO HIP HOP NO CONTEXTO AMAPAENSE

Autores

Palavras-chave:

Rap. Amapá. Educação. Periferia. Emancipação.

Resumo

Esta pesquisa trata sobre o universo cultural do Hip Hop e seu viés educativo para os jovens da periferia de Macapá, capital do estado do Amapá. Elencou-se o seguinte problema de pesquisa: a carga de significado inerente as letras de rap expressam, em alguma medida, potencialidade educativa? Neste sentido, o trabalho terá como enfoque as narrativas de rap dos grupos amapaenses, analisando em que sentido suas falas almejam transformações sociais, consciência crítica e emancipadora frente à atmosfera hostil das desigualdades sócio-raciais, assim como compreender de quais maneiras elas podem ser incorporadas e interpretadas como práticas e medidas educativas. Para tanto, a pesquisa analisou trechos de músicas dos grupos de rap amapaense Relatos de Rua e C.R.G.V, e utilizou como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a teoria da semiótica francesa. Por conseguinte, constatou-se o rap como um instrumento de educação não-formal, configurando-se como elemento desencadeador de informação e pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Vaz Oliveira, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal de Minas Gerais.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Sociologia pela Universidade Federal do Amapá. E-mail: wesleyvzoliveira@gmail.com

Referências

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: Edusp, 2008.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina D. Uma introdução aos Estudos Culturais. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n.9, p. 87-97, 1998.

FIORIN, José Luiz. A noção de texto na semiótica. Revista do instituto de letras da UFRGS. Porto Alegre, v. 9, n. 23, p.165-176, 1995.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LIMA, Redy Wilson. Street Soldjas: breve aproximação teórica para o estudo de gangue de rua de Cabo Verde. Comtextos – Working Paper, Portugal, Série 2, Nª2, 2016.

MAFRA, Vitor. Educação formal, não-formal e Hip Hop: contextos e desafios educacionais no Brasil e Cabo Verde. Filos. e Educ, São Paulo, v.11, n.1, p.139-155, jan/abr, 2019.

MAGRO, Viviane Melo de Mendonça. Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o Hip Hop. Cadernos Cedes, Campinas, v. 22, n. 57, agosto, p. 63-75, 2002.

QUARESMA, Jomar. HIP HOP TUCUJU: Um breve estudo do movimento cultural urbano como instrumento de prevenção e resgate de jovens em vulnerabilidade social no município de Macapá. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Sociais) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2016. Disponível em: https:docs.com/jomar-quaresma/4993/hip-hop-tucuju. Acesso em: 8 de mar. 2018.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de Reexistência – poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola, 2011.

YOSHINAGA, Gilberto Kurita. Resistência, Arte e Política: registro histórico do Rap no Brasil. Unesp: Bauru/SP, 2001.

Downloads

Publicado

2020-08-11