MACHISMO EM JOGOS ON-LINE: A PRESENÇA FEMININA NOS GAMES

Autores

  • Fernanda Sthel Universidade Estadual do Norte Fluminense

Palavras-chave:

Machismo, Jogos digitais, Internet, Feminismo

Resumo

O avanço tecnológico da eletrônica proporcionou o desenvolvimento de games interativos, que se tornaram um grande fenômeno do campo de entretenimento, estes, que possuem a possibilidade de serem praticados em redes de multiusuários, ou seja, on-line. Este campo dos jogos foi ocupado majoritariamente por um público masculino, no entanto, as mulheres passaram a ocupar este espaço, devido a ascensão feminina que ocorre em diversos aspectos sociais. Porém, nestes espaços virtuais, elas sofrem com a discriminação e comentários pejorativos de cunho machista. O objetivo deste trabalho é discutir essa temática, avaliando os casos discriminatórios, analisando o desenvolvimento dos games, o papel da mulher nos determinados espaços sociais e como as atividades ditas masculinas as excluem. A metodologia consiste em uma análise bibliográfica e entrevistas com as jogadoras de temática on-line de forma a constatar tais ocorrências. Foi confirmado, através dos relatos das jogadoras, que existe uma tendência durante os jogos on-line, de proferir comentários nitidamente machistas, desqualificando as mesmas por serem mulheres.

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Biografia do Autor

Fernanda Sthel, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Graduanda em Ciências Sociais bacharelado pela UENF, bolsista de iniciação cientifica do PIBIC-UENF, atua na area de sociologia urbana, com enfoque em criminalidade e racismo.

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Publicado

2020-12-30