Atenas e suas instituições democráticas

Autores

  • Lucas Barbosa Gomes Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Democracia, Atenas, Período Clássico

Resumo

Resumo: A resenha terá como base a obra do arqueólogo Pedro Paulo Abreu Funari “Grécia e Roma” para compreensão da estrutura de funcionamento e do recorte a respeito da política ateniense e suas instituições no período clássico. Além disso, como fontes de oposição e apoio às perspectivas de Funari, serão utilizadas as obras de Ciro Flamarion Cardoso “A cidade-Estado antiga”, em sua minuciosa análise das estruturas de Atenas no mesmo período e os mecanismos que proporcionaria essas mentalidades. Por fim, Moses Finley (citado na obra do argentino Julían Gallego) na compreensão dos valores da pseudo-democracia em que Atenas possuía com sua expansão pelo mediterrâneo em detrimento da liberdade de outras cidades-Estado e populações não atenienses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Barbosa Gomes, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense. Instituto de ciências da sociedade e desenvolvimento regional. Departamento de História de Campos.

Referências

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto. 2001 - (Repensando a História).

GALLEGO, Julián. Universidad de Buenos Aires CONICET/Programa PEFSCEA. Democracia, estado, sujeto. Pensar la política en la Atenas clásica. In: Miradas interdisciplinares sobre el Mundo Antiguo. Universidad del Mar del Plata, 2018.

CARDOSO, Ciro Flamarion.S. 1985. Editora Ática. Atenas e Esparta. In: A Cidade-Estado Antiga.

Downloads

Publicado

2020-12-30