O Plano Decenal Municipal de Educação (PDME) de Viçosa-MG (2015-2024) e as questões de gênero e sexualidade: Análises semânticas e discursivas
Palavras-chave:
Políticas Públicas Educacionais, PMDE, Análise do Discurso, Semântica.Resumo
O presente texto busca traçar um panorama geral e contextual dos debates sobre a criação dos Planos Decenais Municipais de Educação, inserido nos modelos teórico-legais das Políticas Públicas Educacionais na década de 1990 no Brasil, sob a égide do neoliberalismo. Para tanto, segue-se às luzes de análises históricas, educacionais e embasadas nos textos oficiais. Após sintético balanço, o recorte focará no atual Plano da cidade de Viçosa-MG, com ênfase nas temáticas gênero e sexualidade que estão retratadas no documento. Para tal estudo, utiliza-se os aportes da Análise do Discurso e da Semântica. Destarte, o que se alcança às guisas das considerações finais são as proposições para a reflexão crítica dos interesses imbricados com ideais políticos e debates estruturais.
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