O Plano Decenal Municipal de Educação (PDME) de Viçosa-MG (2015-2024) e as questões de gênero e sexualidade: Análises semânticas e discursivas

Autores

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, PMDE, Análise do Discurso, Semântica.

Resumo

O presente texto busca traçar um panorama geral e contextual dos debates sobre a criação dos Planos Decenais Municipais de Educação, inserido nos modelos teórico-legais das Políticas Públicas Educacionais na década de 1990 no Brasil, sob a égide do neoliberalismo. Para tanto, segue-se às luzes de análises históricas, educacionais e embasadas nos textos oficiais. Após sintético balanço, o recorte focará no atual Plano da cidade de Viçosa-MG, com ênfase nas temáticas gênero e sexualidade que estão retratadas no documento. Para tal estudo, utiliza-se os aportes da Análise do Discurso e da Semântica. Destarte, o que se alcança às guisas das considerações finais são as proposições para a reflexão crítica dos interesses imbricados com ideais políticos e debates estruturais.

 

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Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Linha de pesquisa 1: Formação de Professores: Sujeitos e Práticas. Graduado (2018) em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Aluno-pesquisador e bolsista de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no Centro de Vocação Tecnológica (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), entre os anos de de 2013-2014. É aluno-integrante, desde 2016, do grupo de pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq, do Departamento de Educação da UFV. Entre fevereiro\2017 e fevereiro/2018 foi bolsista Capes\CNPq, do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No ano de 2017 integrou o Grupo de Estudo "Ética na Educação", filiado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Conhecimento e Processos Educativos e ao Grupo de Estudo dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE). É membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da Universidade Federal de Viçosa, no período de 2017\2018. Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor nível I (2018) da disciplina Psicologia e Desenvolvimento da Aprendizagem (EDU 117), na Universidade Federal de Viçosa. Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência e Narrativas. Aprovado em 1º lugar no edital 3/2019 para Monitor Nível II de Psicologia, atuando em disciplinas da licenciatura e do bacharelado.

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Publicado

2020-12-30