GEOGRAFIA E LITERATURA: DESCORTINANDO O CONCEITO DE LUGAR, POR ENTRE AS JANELAS DE “O CORTIÇO”, DE ALUÍSIO AZEVEDO

Autores

Palavras-chave:

O Cortiço, Geografia, Literatura, Interdisciplinaridade, Lugar.

Resumo

A presente monografia teve como objetivo a discussão do conceito de Lugar, por meio do romance “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo. Esse conceito foi o referencial teórico para analisarmos o romance, através dos elementos descritivos contidos nele, e inserindo-os no contexto crítico da cidade do Rio de Janeiro dos fins do século XIX, momento temporal da obra de Azevedo. A metodologia escolhida teve como embasamento o diálogo de ideias de obras selecionadas acerca do conceito de Lugar e de que forma esse conceito nos auxilia na compreensão das relações sociais dos personagens com o espaço vivido por eles – o próprio cortiço. Esse espaço vivido diz respeito ao lugar cotidiano, onde os indivíduos a partir das suas experiências subjetivas e na relação com o outro, conseguem estabelecer laços de identidade, pertencimento, atribuindo a esses lugares sentidos simbólicos significativos, por onde é possível entendermos seus valores e comportamentos. Para Tuan (1985), o espaço vivido é considerado como resultado concreto de um processo histórico, podendo representar tanto uma dimensão real e física quanto uma construção simbólica, que associa sentidos e ideias. É, enfim, um espaço de valores, de alienação, da distância existencial, do comportamento, do mundo vivido. Sendo assim, “torna-se fundamental o ensino e a inclusão da categoria LUGAR no meio escolar como forma de trazer os estudantes para uma ciência geográfica mais próxima de sua realidade [...]” (CASTELLAR, 2000, p. 32). Esse romance Naturalista que foi publicado, pela primeira vez, em 13 de maio de 1890, apresenta uma narrativa realista de um momento histórico, pois entendemos que esse lugar da obra pode ser analisado pelo Lugar de interesse da ciência geográfica. O Cortiço enquanto “personagem principal do romance”, retrata um momento de grande efervescência nos âmbitos social, urbano e político para a cidade do Rio de Janeiro, o que se viria a confirmar posteriormente, principalmente pela reforma promovida pelo prefeito Pereira Passos entre os anos de 1902 a 1906. Embora “O Cortiço” seja uma construção literária, é um romance que nos revela de forma muito crítica e fidedigna à conjuntura socioeconômica carioca da época, que ao jogarmos luz da Geografia, percebemos que se trata de um rico documento histórico, para a compreensão do lugar retratado por Azevedo. Logo, o presente trabalho pôde contribuir positivamente para a ciência geográfica e suas variadas questões de interesse analítico, resultando em uma análise interdisciplinar entre Geografia e Literatura. Para Pontuschka (2009, p. 230), “a interdisciplinaridade, tendo muitas vezes a literatura como foco, cria oportunidades objetivas de trabalho que merecem ser mais bem exploradas na educação [...]”, inclusive como estratégia pedagógica a fim de aproximarmos o aluno dos conceitos e categorias da Geografia, nesse caso o Lugar, tendo na Literatura – “O Cortiço”, como recorte espaço-temporal de análise, e ainda despertando o senso crítico do  aluno, algo tão importante para a formação de cidadãos conscientes e protagonistas do seu conhecimento, assim como apregoa a Geografia, tanto como ciência quanto como disciplina escolar.

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Biografia do Autor

Rafael Alves de Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - (UERJ)

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharelado em Sistemas de Informação pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Tem como linhas de pesquisa os seguintes temas: Geografia Humana, no estudo sobre o conceito de Lugar e seus símbolos - (Geografia Cultural); Interdisciplinaridade no ensino de Geografia e sua relação com a Literatura e ensino a distância. 

Referências

AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Ministério da Cultura - Fundação Biblioteca Nacional: Departamento Nacional do Livro, 2016. Originalmente em: (AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. 1ª ed. Rio de Janeiro: Garnier, 1890).

CASTELLAR, Sônia. A alfabetização em Geografia. Espaços da Escola, Ijuí, v. 10, n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000.

PONTUSCHKA, NidiaNacib; PAGANELLI ,TomokoIyda; CACETE, NúriaAnglei. Textos escritos. In:_________. Para Ensinar e Aprender Geografia. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 217- 258.

TUAN, Yu-Fu. Geografia Humanística. In: CHRISTOFOLLETTI, Antonio (Org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1985.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Resumos de Monografia