Contexto Brasileiro
avanços e retrocessos nas discussões de Gênero, Sexualidade e Diretos Humanos
Palavras-chave:
Contexto Nacional, Fake News, Eleições presidenciais, Direitos Humanos e SexuaisResumo
Objetivo neste texto fazer uma análise da conjuntura nacional pós 2016 analisando os avanços e retrocessos nas pautas de gênero e sexualidades. Parto do pressuposto de que esse processo fora fortemente marcado pela veiculação de Fake News e de uma intensa censura às formulações mais progressistas, buscando retroceder a agenda de Direitos Sexuais que vinha sendo construída com mais fôlego desde 2004. Nesse sentido, é importante registrar quais foram as perdas e seus impactos nas formulações sobre Direitos Humanos e sua relação com a educação – marcadamente arena de disputas - mas, também, os movimentos de resistência. Para atender os objetivos propostos fora feita uma etnografia de documentos além de um denso resgate de informações contidas nas mídias (jornais, redes sociais oficiais e etc.).
Downloads
Referências
BORTOLINI, A.; PIMENTEL, T. Direito à educação de pessoas LGBT: uma transformação na e a partir da escola. Revista Científica de Direitos Humanos, v. 1, n. 1, p. 82 a 104, 23 nov. 2018
DAS, V; POOLE, Deborah. El estado y sus márgenes. Etnografías comparadas. Cuadernos de Antropología Social Nº 27, pp. 19–52, 2008
JOCA, A. M. Políticas Públicas Educacionais para a Diversidade Sexual: Perspectivas e efetivação em tempos de inclusão. In: IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2009, São Luís/MA. IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2009
MISKOLCI, Richard. Pânicos Morais e Controle Social – Reflexões sobre o Casamento Gay. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007, p. 101-128
PEREIRA, C. F. Notas sobre a trajetória das políticas públicas de direitos humanos LGBT no Brasil. Bauru, v. 4, n. 1, p. 115-137, jan./jun. 2016 (6)
URIARTE, Urpi Montoya. O que é fazer etnografia para os antropólogos. Ponto Urbe. Revista do núcleo de Antropologia urbana da USP. 11, 2012.
VENCATO, A. P., SILVA, R. L. & ALVARENGA, R. L. A educação e o presente instável: repercussões da categoria "ideologia de gênero" na construção do respeito às diferenças. Psicologia Política, v. 18 nº 43, p. 587-598, 2018