A UTILIZAÇÃO DE PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE CIÊNCIA POLÍTICA

PROJETO POLÍTICA NA ESCOLA

Autores

  • Luisy Soares Melchiades

Palavras-chave:

podcast, ciência política, educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a utilização da mídia podcast como ferramenta de ensino nas escolas, especificamente, sobre a Ciência Política a partir da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para tal, o método utilizado para a construção deste trabalho consistiu em uma revisão bibliográfica abordando a partir de uma perspectiva histórica o surgimento do podcast surgiu e a sua importância nos dias de hoje no Brasil, considerando as transformações sociais ocasionadas pela expansão das tecnologias e alterando de forma significativa o consumo das mídias digitais. Neste cenário, o podcast ganha força apresentando grande relevância e potência para ser utilizado em contextos educacionais, principalmente, a partir da pandemia de COVID-19 considerando novas demandas impostas ao âmbito educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisy Soares Melchiades

Licencianda em Ciências Sociais (UFF), Bacharel em Serviço Social (UFF) e Mestra em Políticas Sociais (UENF).

Referências

ANDRADE, Ana Paula Rocha de. Uso das tecnologias na educação: Computador e internet. Universidade Estadual de Goiás. Brasília, 2011.

BARBOSA, M.; SETTI, R. Audiência de podcasts no Brasil registra aumento de 33% em ano de pandemia. O Globo. 2021. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/audiencia-de-podcast-cresce-33-em-ano-de-pandemia.html Acesso em: 11 out. 2021.

BODART, Cristiano das Neves.; FEIJÓ, Fernanda. As ciências sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo. João Pessoa, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/51194/30973 Acesso em: 11 out. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FONTANA, Felipe. A sociologia como ferramenta para compreendermos o mundo no qual vivemos. Unidade V. UNICESUMAR, 2019.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar.Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília. 2017.

FREIRE, Gabriel Ribeiro. Ideias sem fio: um panorama sobre podcasts no Brasil. Universidade de Brasília, 2015. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/11527/1/2015_GabrielRibeiroFreire.pdf Acesso em 17 set. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIDDENS, A. Política, Sociologia e Teoria Social. 2. ed. Tradução de Cibele Saliba Rizek. São Paulo: Unesp, 1998.

JOBBINGS, Dave. Exploiting the educational potential of podcasting.Russelleducationalconsultancy andproductions. Abr. 2005.Disponível em: http://recap.ltd.uk/articles/podguide.html. Acesso em: 10 out. 2021.

LUIZ, Lucio; ASSIS, Pablo de. O podcast no Brasil e no mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS. 2020. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0302-1.pdf Acesso em: 17 set. 2021.

MACHADO, Ana Claudia Teixeira. Novas formas de produção de conhecimento: Utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista Udesc Virtual, v. 1, n. 2, 2008.

MEDEIROS, M. S. Podcasting: Um antípoda radiofônico. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, 6, Brasília, 2006. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0776-1.pdf . Acesso em: 2 out. 2021.

MILLS, C. W. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

PACETE, Luiz Gustavo. O perfil da audiência de podcasts no Brasil. Meio & Mensagem, 2018. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2018/10/23/o-perfil-da-audiencia-de-podcasts-no-brasil.html Acesso em: 12 out. 2021.

SILVA, E. Video da apresentação do Prêmio Podcast 2008. In: Blog do Prêmio Podcast, 9 dec. 2008.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê XI Semana de Ciências Sociais da UFF Campos