DOCENTES UNIVERSITÁRIAS E O CUIDADO COMO ATRIBUIÇÃO FEMININA
CONSEQUÊNCIAS DO HOME OFFICE
Palavras-chave:
cuidado; saúde mental; home office; docentes; mulheresResumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma pesquisa que está sendo realizada com um grupo de mulheres docentes de universidades públicas brasileiras. O objetivo geral é conhecer e analisar o processo de trabalho, organizado e gerido sob a modalidade do home office, em suas relações com a desigualdade de gênero na divisão do trabalho, e compreender os seus efeitos na saúde mental das professoras das universidades públicas brasileiras. É um estudo de caráter qualitativo e exploratório, realizado através de revisão teórico-bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com as docentes que estão trabalhando em home office neste período de pandemia do COVID-19. Participaram da primeira etapa da pesquisa de campo, 448 docentes, que responderam a um formulário online pela plataforma do Google Forms, a próxima etapa consistirá na realização de entrevistas semiestruturadas. A análise inicial dos dados preliminares, demonstra como o processo de trabalho remoto neste período de pandemia tem impactado na saúde mental destas mulheres.
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