DOCENTES UNIVERSITÁRIAS E O CUIDADO COMO ATRIBUIÇÃO FEMININA

CONSEQUÊNCIAS DO HOME OFFICE

Autores

  • Stephane Mattos Meireles UFF/ESR
  • Maria Eduarda da Silva Pena UFF/ESR

Palavras-chave:

cuidado; saúde mental; home office; docentes; mulheres

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma pesquisa que está sendo realizada com um grupo de mulheres docentes de universidades públicas brasileiras. O objetivo geral é conhecer e analisar o processo de trabalho, organizado e gerido sob a modalidade do home office, em suas relações com a desigualdade de gênero na divisão do trabalho, e compreender os seus efeitos na saúde mental das professoras das universidades públicas brasileiras. É um estudo de caráter qualitativo e exploratório, realizado através de revisão teórico-bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com as docentes que estão trabalhando em home office neste período de pandemia do COVID-19. Participaram da primeira etapa da pesquisa de campo, 448 docentes, que responderam a um formulário online pela plataforma do Google Forms, a próxima etapa consistirá na realização de entrevistas semiestruturadas. A análise inicial dos dados preliminares, demonstra como o processo de trabalho remoto neste período de pandemia tem impactado na saúde mental destas mulheres.

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Biografia do Autor

Stephane Mattos Meireles , UFF/ESR

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - (UFF/ESR).

Maria Eduarda da Silva Pena, UFF/ESR

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - (UFF/ESR).

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê XI Semana de Ciências Sociais da UFF Campos