A CONSTRUÇÃO HEGEMÔNICA E OS SIGNIFICANTES VAZIOS QUE LEVARAM A EXTREMA- DIREITA AO PODER NO BRASIL

Autores

  • Arthur Lamounier Mendonça PUC – Minas

Palavras-chave:

populismo; teoria do discurso; Escola de Frankfurt; extrema-direita.

Resumo

O populismo de extrema-direita é um movimento que tem crescido em vários países. Líderes políticos como Donald Trump, Jair Bolsonaro, Jean-Marie Le Pen, entre outros têm tomado a cena política e provocado um enfraquecimento na democracia com discursos que buscam criar um antagonismo na sociedade e propagam uma ideia de totalidade de um grupo. A nova direita no Brasil utilizou de um discurso hegemônico para reunir a elite política e uma parcela da população contra a corrupção, universalizando problemas particulares. O trabalho busca averiguar qual foi o significante vazio e o ponto nodal do discurso usado para aglutinar o “povo”. A Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e alguns de seus teóricos servirão de base e referência para analisar a situação atual do Brasil e o autoritarismo populista do presidente Bolsonaro. A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau servirá de base e referência para analisar a construção do “povo” no populismo e os significantes vazios que passaram a representá-los. A metodologia utilizada pauta-se na pesquisa bibliográfica. Por fim, busca-se entender como o populismo conseguiu se estabelecer no Brasil a partir da lógica da equivalência e a lógica da diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Lamounier Mendonça, PUC – Minas

Graduando em Ciências Sociais e Filosofia na PUC – Minas. E-mail: arthurtabatule@gmail.com.

Referências

ADORNO, Theodor. W.; FRENKEL-BRUNSWIK, Else; LEVINSON, Daniel J.; SANFORD, R. Nevitt. The Authoritarian Personality. New York: Norton, 1982.

CLAESSENS, S.; PEROTTI, E. Finance and Inequality: Channels and Evidence. Journal of Comparative Economics, v. 35, n. 4, p. 748–73, 2007.

HORKHEIMER, Max. Between Philosophy and Social Science: Selected Early

Writings Studies in Contemporary German Social Thought. Translated by G. Frederick Hunter, Matthew S. Kramer, and John Torpey. Massachusetts: The MIT Press, 1993.

LACLAU, Ernesto. A razão populista. Tradução Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

STIGLITZ, J. The Price of Inequality: How Today's Divided Society Endangers Our Future. New York: W.W. Norton, 2012.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê XI Semana de Ciências Sociais da UFF Campos