OS MEDIA LABS BRASILEIROS

UM RETRATO GEOGRÁFICO DE LABORATÓRIOS QUE PROMOVEM A CULTURA DIGITAL PARA ALÉM DE SEUS MUROS

Autores

  • Larissa Gaspar Coelho Pinto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

media lab; laboratório de mídia; inovação em mídia; cultura digital; espaços interdisciplinares.

Resumo

Como espaços de experimentação e de práticas interdisciplinares, os media labs promovem a articulação, a cooperação e são cada vez mais empregados como meio de promover o empreendedorismo social. No Brasil, os media labs são cada vez mais abundantes em universidades, veículos de comunicação e em formatos independentes. A partir de uma pesquisa exploratória desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas com 20 representantes de media labs, o objetivo deste artigo é analisar o funcionamento dos media labs brasileiros, resultando em três entregas principais: (1) mapa dos media labs brasileiros que demonstra a relação entre categorias como regiões brasileiras, tipos de laboratórios, quantidade de integrantes, eixo de  atuação e tipo de inovação gerada etc; (2) relação dos desafios e aprendizados da atuação dos media labs e (3) requisitos para criação de um media lab.

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Biografia do Autor

Larissa Gaspar Coelho Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê Mídia & Cultura