INSTAGRAM E COTIDIANO: O ACONCHEGO COMO CATEGORIA ESTÉTICA

ENTREVISTA COM MANUELA DE MATTOS SALAZAR

Autores

  • Paulo Rodrigues Gajanigo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Manuela de Mattos Salazar Universidade de Sussex

Resumo

Entrevista realizada por Paulo Rodrigues Gajanigo em dezembro de 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Rodrigues Gajanigo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor Associado de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Antropologia Social também pela Unicamp (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Realizou estágio pós-doutoral na Media Film and Music School na University of Sussex (2019).

Manuela de Mattos Salazar, Universidade de Sussex

Doutora em Mídia e Comunicação pela Universidade de Sussex (Bolsista Capes - Doutorado Pleno) com pesquisa multidisciplinar nas áreas de mídia e comunicação, e história da arte. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (2010), especialista em Jornalismo digital pela AESO - Faculdades Integradas Barros Melo (2014) e mestre em Comunicação pela UFPE (2017), com pesquisa sobre a estetização do cotidiano na fotografia do Instagram. Pesquisadora jornalista do INCITI/UFPE (rede de pesquisa e inovação para as cidades) de 2014 a 2017. 

Referências

BATCHEN, Geoffrey. Forget me not: photography & remembrance. New York: Princeton Architectural, 2006.

BÖHME, G. Critique of Aesthetic Capitalism. Milão: Mimesis International, 2017a.

BÖHME, G. The Aesthetics of Atmospheres. Londres: Routledge, 2017b.

Highmore, B. ‘Keywords and keywording’, Cultural Studies, 0(0), pp. 1–24., 2021.

BÖHME, G. Ordinary Lives : Studies in the Everyday. Londres: Routledge. 2017b

MURRAY, S. ‘Digital Images, Photo-Sharing, and Our Shifting Notions of Everyday Aesthetics’, Journal of Visual Culture, 7(2), 2008, pp. 147–163.

SALAZAR, M. Mundo Mosaico: A estetização do cotidiano no Instagram. Curitiba: Kotter Editorial, 2018.

NGAI, S. Our aesthetic categories: zany, cute, interesting. Cambridge.: Harvard University Press, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê Mídia & Cultura