A HIPERSEXUALIZAÇÃO DO CORPO FEMININO NO MUNDO NERD

O LUGAR DAS MULHERES NO MUNDO COSPLAY

Autores

  • Yasmin V. Barreto Lima Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

hipersexualização; mulheres; cosplay; cultura nerd.

Resumo

Este texto é um relato de pesquisa realizada nos primeiros semestres do curso de ciências sociais como atividade de uma das disciplinas de metodologia.  A proposta é compartilhar os achados de minhas observações e análises sobre a mulher nerd, tendo como recorte a prática cosplay e a sexualização das mulheres nesse meio. Para este trabalho, além de análise bibliográfica, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando o Instagram como campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmin V. Barreto Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Aluna do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes. 

Referências

BARATO, S. S.; CRESPO, L. F. Cultura digital ou cibercultura: definições e elementos constituintes da cultura digital, a relação com aspectos históricos e educacionais. Rev. Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 16-25, ago./dez. 2013.

COELHO JUNIOR, Leconte de Lisle; SILVA, Sara Santos. Cosplayers como fenômeno psicossocial: do reflexo da cultura de massa ao desejo de ser herói. Rev. Bras. Crescimento Desenvolv. Hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 64-75.

JENKINS, Henry. Fans, bloggers, and gamers: exploring participatory culture. Nova Iorque e Londres: New York University Press, 2006.

MARASCIULO, Marília. Comic-Con: 4 curiosidades sobre a história do evento. Revista Galileu, 18 jul. 2019. Disponível em: https://manualdohomemmoderno.com.br/video/games/conheca-as-cosplayers-mais-famosas-ao-redor-do-mundo Acessado em: 20 dezembro de 2023.

MATOS, Patrícia. O nerd virou cool: identidade, consumo midiático e capital simbólico em uma cultura juvenil em ascensão. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 16. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom, 2011. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/r24-1149-1.pdf Acessado em: 20 dezembro de 2023.

MONTEIRO, Silvana. O Ciberespaço: o termo, a definição e o conceito. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.8 n.3 Jun. 2007. Disponível em https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_31a590c998_0007547.pdf Acessado em: 20 dezembro de 2023.

PEREIRA, Stephany Lins. Meu Cosplay, minhas regras: Uma análise sobre o cosplay feminino e do espaço da mulher no mundo nerd e geek. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) – Universidade Federal Fluminense. Departamento de Arte, Niterói, 2017.

RIBEIRO, Ericka Lourenço da Silva. Dilemas de representatividade: estereótipos de gênero no Universo Cinematográfico Marvel. 113 f. Orientadora: Luanda Dias Schramm. Monografia (Graduação em Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda) — Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Edição

Seção

Dossiê Mídia & Cultura