A DECOLONIALIDADE NO CURRÍCULO MÍNIMO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO DO RIO DE JANEIRO

Authors

Keywords:

Decolonialidade, Currículo, Sociologia

Abstract

Sabe-se que a educação ocupa um papel central no processo de reconhecimento cultural dos povos. No entanto, no Brasil, desde a escola até a academia nos deparamos com um ensino majoritariamente eurocentrado, que narra os fatos sob uma perspectiva do colonizador. Tendo em vista a maneira recorrente como o poder do colonizador invade e submete o imaginário do colonizado, tem-se como objetivo analisar de forma crítica o Currículo Mínimo de Sociologia do estado do Rio de Janeiro, verificando a presença de conteúdos que promovam a representatividade étnica, racial e cultural dos povos colonizados no Brasil, buscando, assim, saber se ele pode ser considerado um currículo multicultural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vitória Marinho Wermelinger, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Cienstista Social formada pela UFF e Mestranda em Sociologia Política pela UENF

Published

2020-08-11