OS MEDIA LABS BRASILEIROS

UM RETRATO GEOGRÁFICO DE LABORATÓRIOS QUE PROMOVEM A CULTURA DIGITAL PARA ALÉM DE SEUS MUROS

Authors

  • Larissa Gaspar Coelho Pinto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Keywords:

media lab; laboratório de mídia; inovação em mídia; cultura digital; espaços interdisciplinares.

Abstract

Como espaços de experimentação e de práticas interdisciplinares, os media labs promovem a articulação, a cooperação e são cada vez mais empregados como meio de promover o empreendedorismo social. No Brasil, os media labs são cada vez mais abundantes em universidades, veículos de comunicação e em formatos independentes. A partir de uma pesquisa exploratória desenvolvida através de entrevistas semiestruturadas com 20 representantes de media labs, o objetivo deste artigo é analisar o funcionamento dos media labs brasileiros, resultando em três entregas principais: (1) mapa dos media labs brasileiros que demonstra a relação entre categorias como regiões brasileiras, tipos de laboratórios, quantidade de integrantes, eixo de  atuação e tipo de inovação gerada etc; (2) relação dos desafios e aprendizados da atuação dos media labs e (3) requisitos para criação de um media lab.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Larissa Gaspar Coelho Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

References

CAPOANO, E. Media labs de Jornalismo no Brasil: conceitos, tendências e desafios para uma proposta nacional. Revista Comunicação Midiática (Online), Bauru, SP, v. 10, n. 3, p. 221- 231, set. 2015.

DUVALL, Marta; MAJOREK, Marta. Media labs–creative cooperation and mutual learning: case studies across europe. Shs Web Of Conferences, [S.L.], v. 48, p. 01044, 2018. EDP Sciences. http://dx.doi.org/10.1051/shsconf/20184801044

FONSECA, Felipe. Dos laboratórios experimentais à inovação cidadã | From experimental laboratories to citizen innovation. Liinc em Revista, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 272-230, 6 jun. 2017. Liinc em Revista. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v13i1.3903.

MARTÍN, J, M.; MELLADO, J. R. Los cuatro ejes de la cultura participativa actual. De las plataformas virtuales al medialab. Revista Icono14 Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 95-122, 1 jan. 2016. Asociacion Cientifica ICONO14. http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v14i1.904.

MILLS, John.; WAGEMANS, Andrea. (2021). Media labs: Constructing journalism laboratories, innovating the future: How journalism is catalysing its future processes, products and people. Convergence. https://doi.org/10.1177/135485652199445

NUNES, Ana Cecília Bisso. O que é inovação em mídia e jornalismo? Uma análise de media labs e seus projetos. 333 f. Tese (Doutorado em comunicação social em regime de cotutela com a Universidade da Beira Interior) - Escola de Comunicação, Artes e Design - FAMECOS Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2020.

NUNES, Ana Cecília Bisso; MILLS, John. Journalism Innovation. Brazilian Journalism Research, [S.L.], v. 17, n. 3, p. 652-679, 30 dez. 2021. Associacao Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v17n3.2021.1440.

OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo de. Amostragem não Probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração On Line, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 1-15, set. 2001. Trimestral. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/arquivos/veludo_-_amostragem_nao_probabilistica_adequacao_de_situacoes_para_uso_e_limitacoes_de_amostras_por_conveniencia.pdf. Acesso em: 07 jul. 2023

PERASSI, R. Mídia do Conhecimento: Ideias sobre mediação e autonomia. Florianópolis, SC: SIGMO/UFSC, 2019.

PINTO, Larissa Gaspar Coelho. Práticas estratégicas em mídia e conhecimento no Terceiro Setor: um framework para criação de media labs para Organizações da Sociedade Civil de Florianópolis. 2022. 307 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247282. Acesso em: 12 ago. 2023.

PINTO, Larissa Gaspar Coelho; BALDESSAR, Maria José. Os media labsnas universidades brasileiras: mapeamento de espaços interdisciplinares e de promoção da cultura digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Florianópolis. Anais Eletrônicos. Florianópolis: Intercom, 2020. p. 1-15

ROMERO-FRÍAS, Esteban; ROBINSON-GARCÍA, Nicolás. Social labs in universities: innovation and impact in medialab ugr. Comunicar, [S.L.], v. 25, n. 51, p. 29-38, 1 abr. 2017. Grupo Comunicar. http://dx.doi.org/10.3916/c51-2017-03.

TANAKA, A. Situating within Society: Blueprints and Strategies for Media labs. In: PLOHMAN, A. (Ed.). A Blueprint for a Lab of the Future. Eindhoven: Baltan Laboratories, 2011

THAYNE, M.; WEST, A. ‘Doing’ media studies: the media lab as entangled media praxis. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, [S.L.], v. 25, n. 2, p. 186-208, 7 mar. 2019. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1354856519834960.

VICENTE, Paulo Nuno. INOVA Media lab: do ⠼choque de futuro⠽ a um ecossistema de inovação digital. Media & Jornalismo, [S.L.], v. 16, n. 28, p. 69-75, 7 set. 2016. Coimbra University Press. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_28_4.

VILLA, M. I.; MARULANDA, A.; MOLINA, T. La experimentación educativa, social y técnica en los medialabs universitarios. Revista Complutense de Educación, v. 31, n 2, 231-240, 2020.

ZYLINSKA, Joanna. Life After New Media. Cambridge: MIT Press. 2012

Published

2023-12-31

Issue

Section

Dossiê Mídia & Cultura