A DECOLONIALIDADE NO CURRÍCULO MÍNIMO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

Palabras clave:

Decolonialidade, Currículo, Sociologia

Resumen

Sabe-se que a educação ocupa um papel central no processo de reconhecimento cultural dos povos. No entanto, no Brasil, desde a escola até a academia nos deparamos com um ensino majoritariamente eurocentrado, que narra os fatos sob uma perspectiva do colonizador. Tendo em vista a maneira recorrente como o poder do colonizador invade e submete o imaginário do colonizado, tem-se como objetivo analisar de forma crítica o Currículo Mínimo de Sociologia do estado do Rio de Janeiro, verificando a presença de conteúdos que promovam a representatividade étnica, racial e cultural dos povos colonizados no Brasil, buscando, assim, saber se ele pode ser considerado um currículo multicultural.

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Biografía del autor/a

Vitória Marinho Wermelinger, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Cienstista Social formada pela UFF e Mestranda em Sociologia Política pela UENF

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Publicado

2020-08-11