A HIPERSEXUALIZAÇÃO DO CORPO FEMININO NO MUNDO NERD

O LUGAR DAS MULHERES NO MUNDO COSPLAY

Autores/as

  • Yasmin V. Barreto Lima Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palabras clave:

hipersexualização; mulheres; cosplay; cultura nerd.

Resumen

Este texto é um relato de pesquisa realizada nos primeiros semestres do curso de ciências sociais como atividade de uma das disciplinas de metodologia.  A proposta é compartilhar os achados de minhas observações e análises sobre a mulher nerd, tendo como recorte a prática cosplay e a sexualização das mulheres nesse meio. Para este trabalho, além de análise bibliográfica, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando o Instagram como campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yasmin V. Barreto Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Aluna do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes. 

Citas

BARATO, S. S.; CRESPO, L. F. Cultura digital ou cibercultura: definições e elementos constituintes da cultura digital, a relação com aspectos históricos e educacionais. Rev. Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 16-25, ago./dez. 2013.

COELHO JUNIOR, Leconte de Lisle; SILVA, Sara Santos. Cosplayers como fenômeno psicossocial: do reflexo da cultura de massa ao desejo de ser herói. Rev. Bras. Crescimento Desenvolv. Hum. [online]. 2007, vol.17, n.1, pp. 64-75.

JENKINS, Henry. Fans, bloggers, and gamers: exploring participatory culture. Nova Iorque e Londres: New York University Press, 2006.

MARASCIULO, Marília. Comic-Con: 4 curiosidades sobre a história do evento. Revista Galileu, 18 jul. 2019. Disponível em: https://manualdohomemmoderno.com.br/video/games/conheca-as-cosplayers-mais-famosas-ao-redor-do-mundo Acessado em: 20 dezembro de 2023.

MATOS, Patrícia. O nerd virou cool: identidade, consumo midiático e capital simbólico em uma cultura juvenil em ascensão. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 16. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Intercom, 2011. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/r24-1149-1.pdf Acessado em: 20 dezembro de 2023.

MONTEIRO, Silvana. O Ciberespaço: o termo, a definição e o conceito. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v.8 n.3 Jun. 2007. Disponível em https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_31a590c998_0007547.pdf Acessado em: 20 dezembro de 2023.

PEREIRA, Stephany Lins. Meu Cosplay, minhas regras: Uma análise sobre o cosplay feminino e do espaço da mulher no mundo nerd e geek. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) – Universidade Federal Fluminense. Departamento de Arte, Niterói, 2017.

RIBEIRO, Ericka Lourenço da Silva. Dilemas de representatividade: estereótipos de gênero no Universo Cinematográfico Marvel. 113 f. Orientadora: Luanda Dias Schramm. Monografia (Graduação em Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda) — Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-31

Número

Sección

Dossiê Mídia & Cultura