Chamadas abertas para o Dossiê Saberes Tradicionais e Povos Indígenas
A chamada para artigos para o dossiê sobre Saberes Tradicionais e Povos Indígenas busca ampliar o entendimento sobre esses saberes e promover um diálogo interdisciplinar que valorize a diversidade cultural e epistemológica dos povos ameríndios. Pontos principais de interesse incluem:
-Cosmovisões e epistemologias: Compreensão das formas como os povos indígenas explicam o mundo, transmitindo conhecimentos por meio de mitos, rituais e narrativas, essenciais para uma ciência mais inclusiva.
-Sustentabilidade: O manejo de recursos naturais e a conservação ambiental pelos povos indígenas são modelos de sustentabilidade, oferecendo lições cruciais frente às crises climáticas.
-Saúde e bem-estar: As práticas medicinais tradicionais desafiam abordagens ocidentais e enfrentam desafios de preservação, mas são formas de resistência contra a hegemonia médica.
-Identidade e resistência cultural: A preservação cultural e linguística e a educação intercultural são fundamentais, com o território e os conflitos territoriais desempenhando papéis centrais na luta pela demarcação de terras.
-Direitos e justiça social: O papel das leis, políticas públicas, autonomia e autogoverno na proteção dos direitos dos povos tradicionais, com os movimentos sociais impulsionando essas lutas.
-Expressões artísticas e culturais: Narrativas visuais, musicais e literárias são formas de resistência e preservação cultural, enriquecendo a produção artística contemporânea.
-Comunicação e cultura: Práticas comunicacionais indígenas, frequentemente orais e simbólicas, estão ganhando novas plataformas, permitindo a amplificação de vozes indígenas e o fortalecimento de suas identidades culturais.
-Interdisciplinaridade e diálogo de saberes: A integração dos saberes tradicionais na ciência e a co-produção de conhecimento enfrentam desafios, mas oferecem enriquecimento mútuo e inovação.
As submissões devem ser feitas exclusivamente pelo sistema da revista, disponível em https://periodicos.uff.br/planiciecientifica/information/authors e usando o template disponível em https://docs.google.com/document/d/1tKlsP1L6CVw-VVgPA37DK5NWecZR3K7q/edit?usp=sharing&ouid=114498341233014274391&rtpof=true&sd=true
GÊNEROS E DIMENSÕES DO TEXTO
Artigo - Publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas (artigo de revisão) ou que apresenta temas ou abordagens originais, em geral resultados de pesquisa do próprio autor (artigo original). A Revista Científica Discente Planície Científica admite textos com 10 a 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas.
Ensaio - Publicação eminentemente pessoal, que trata do tema com caráter crítico, formal, discursivo, expondo lógica e reflexivamente uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação. É de natureza problematizadora, antidogmática, inovadora e crítica. A Revista Científica Discente Planície Científica admite textos de 6 a 8 páginas, incluindo as referências bibliográficas.
Resenha - Resumo crítico de uma obra teórica ou com viés cultural lançada até 5 (cinco) anos antes, contendo apresentação e contextualização da obra e de sua autoria, apresentação e discussão do conteúdo, avaliação de sua relevância para a comunidade leitora. A Revista Discente Planície Científica encoraja principalmente o envio de textos sobre obras nacionais ainda pouco resenhadas e também sobre obras estrangeiras recentes ou recém-traduzidas. Admitem-se textos de 1 a 4 páginas, incluindo outras referências bibliográficas para além da referência da obra resenhada, se for o caso.
Relatos de pesquisa - Estes textos diferem de artigos e ensaios, na medida em que se priorizam temas e reflexões em torno do fazer pesquisa social, isto é, espera-se que os trabalhos partilhem com os/as leitores aspectos que são, via de regra, pouco discutidos nos textos acadêmicos tais como: as relações sujeito-objeto nas ciências humanas e sociais, os desafios de inserção no campo empírico, ajustes e redefinições teóricas e metodológicas provocados pelo andamento da pesquisa, relatos de estágios e de experiências de pesquisa desde que tenham forte marca descritivo-reflexiva. A Revista Científica Discente Planície Científica admite textos de 8 a 10 páginas, incluindo as referências bibliográficas.
Resumos expandidos de monografia - Textos que informem os elementos essenciais de monografia já defendida até 2 anos antes. Devem conter tema, recorte, questão-problema, hipótese (se aplicável), objetivos, linha teórica, metodologia e principais resultados. Essa síntese deve ser acompanhada de 3 a 5 palavras-chaves e de 5 a 10 indicações da bibliografia básica. A Revista Discente Planície Científica admite textos com até 2 páginas, incluindo as referências bibliográficas.