UMA EXPOSIÇÃO E DUAS VISÕES: VISITAS GUIADAS AO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Autori

Parole chiave:

Patrimônio arqueológico, exposição, visitas guiadas, museu

Abstract

A partir da exposição “Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, buscou-se compreender os efeitos da mesma no incentivo à proteção do patrimônio arqueológico do litoral do estado. Através da experiência de duas turmas que participaram das visitas guiadas ao museu e da vivência dos monitores que orientam essas visitações, percebemos a importância dessas instituições enquanto propagadoras de conhecimento que vem auxiliar em tais atividades de preservação. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Julia Reis Cordeiro, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, na habilitação de Antropologia e Arqueologia.

Riferimenti bibliografici

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, A. M. Estudos De Público: A Avaliação De Exposição Como Instrumento Para Compreender Um Processo De Comunicação. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 5: 325-334, 1995.

CURY, M. X.: Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 365-80, 2005.

GASPAR, M. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. 89 p.

GOTTESDIENER, H. Evaluer l ’exposition: définitions, méthods et bibliographie sélective commentée d ’études d ’évaluation. La Documentation Française, Paris. 1987

KOPTCKE, L. S. Observar a experiência museal, uma prática dialógica: Reflexões sobre a interferência das práticas avaliativas na percepção da experiência museal e na (re) composição do papel do visitante. Texto foi apresentado e publicado, originalmente, nos anais do Workshop Internacional de Educação promovido pela Vitae, em parceria com o British Council, com apoio do Museu da Vida, Fiocruz, Rido de Janeiro, 2002.

MUNLEY, M. E. Intentions and Accomplishments: Principles of Museum Evaluation Research. J. Blatti (Org.) Past Meets Present: Essays about Historic Interpretation and Public Audiences. Smithsonian Ins. Press, Washington: 116-130. 1987.

SCREVEN, C. G. Educational Exhibitions for Unguided Visitors. ICOM/CECA, 12/13: 10-20. 1991

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-08-11