QUATRO ASPECTOS DA NOÇÃO DE TRABALHO DOS CADERNOS DE SOCIOLOGIA

UMA ANÁLISE HISTÓRICO CRÍTICA

Autori

  • Arthur Guilherme Monzelli

Abstract

O artigo analisa os Cadernos de sociologia, material didático usado pelos professores das escolas públicas paulistas desde 2008 até 2019. A pergunta de pesquisa era esta: esses materiais permitem uma formação científica ou fomentam o desenvolvimento de habilidades interessantes ao mercado? A pesquisa teve como objetivo analisar como tais materiais didáticos ensinavam a categoria trabalho. Para tanto, foram examinados os seguintes documentos: Cadernos de sociologia da segunda série do Ensino Médio; Currículo do Estado de São Paulo e Matriz de avaliação processual: filosofia e sociologia. Ademais, tal análise documental foi enriquecida por uma revisão bibliográfica da obra de Karl Marx. Por fim, caracterizou-se quatro aspectos da noção de trabalho dos Cadernos de sociologia.

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Biografia autore

Arthur Guilherme Monzelli

Graduado em Ciências Sociais (UNESP) e mestre em Educação (UFSCar).

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Pubblicato

2022-08-31

Fascicolo

Sezione

Dossiê XI Semana de Ciências Sociais da UFF Campos