FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA E A HEGEMONIA DO SETOR PRIVADO COM FINS LUCRATIVOS

Autores

  • Mariana Gondim Coelho

Palavras-chave:

formação docente, educação a distância, setor privado

Resumo

Tendo em vista o recente processo de reconfiguração da Educação Superior, este artigo tem como questão central compreender os fatores que colocam a formação de docentes a distância, hegemonizada e oligopolizada pelo setor privado com fins lucrativos, em posição de destaque. Para isso, se toma como exemplo a trajetória do grupo Cogna Educação, mais especificamente, a Universidade Pitágoras Unopar, mantida por este grupo educacional e líder no número de matrículas em licenciatura e em cursos de Educação a Distância (EaD). Para realização da pesquisa, foram utilizados os Microdados do Censo da Educação Superior em combinação com os registros das instituições de ensino e mantenedoras através de consulta pelo e-MEC, e portais próprios das instituições. Temos como resultado a corroboração da tese de que a diversificação e a forma de expansão da Educação Superior pelo setor privado-mercantil representaram uma preferência pela formação docente onde o principal interesse encontra-se na ampliação da margem de lucros dos seus representantes.

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Biografia do Autor

Mariana Gondim Coelho

Graduada em Ciências Sociais no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Desigualdades Estruturantes (Desestrutura/UFF), e bolsista pelo CNPq no projeto “Estratificação da educação básica brasileira: uma abordagem multidimensional”.

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê XI Semana de Ciências Sociais da UFF Campos