Perdas econômicas oriundas das condenações de vísceras bovinas em matadouros de Santa Maria, Rio Grande do Sul

Autores

  • Ana Paula Burin Fruet Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Edom de Avila Fabrício UFSM
  • Jackeline Karsten Kirinus UFSM
  • Análie Scortegagna UFSM
  • Andréa Cristina Dörr UFSM
  • José Laerte Nörnberg UFSM

Palavras-chave:

Fasciola hepatica, subprodutos, lesões, matança, prejuízo financeiro

Resumo

O objetivo deste trabalho foi mensurar as perdas causadas pela condenação de vísceras bovinas em matadouros sob fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Santa Maria, RS durante 12 meses consecutivos. O estudo foi realizado através do levantamento de dados de quatro matadouros do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, junto ao SIM. Os dados registrados foram o número de animais abatidos, número de órgãos condenados e principais lesões que levaram as condenações, no período de outubro de 2010 à setembro de 2011. Durante o período de avaliação, 9.261 animais foram abatidos. Observou-se a condenação de 8.167 órgãos, com destaque às lesões de fasciolose, enfisema pulmonar, aspiração de sangue e telangiectasia. A pesquisa revelou uma perda anual de R$ 58.261,63 devido às condenações das vísceras. O fígado representou a víscera com maior quantidade de descarte e a principal lesão que contribuiu para os prejuízos econômicos foi causada pela Fasciola hepatica cujo valor totalizou R$36.361,63. Para minimizar as perdas econômicas é necessário fazer uso do relatório de abate como um instrumento de diagnóstico da saúde do rebanho para controlar o parasito na propriedade rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Burin Fruet, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Médica Veterinária, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (PPGCTA), Integrante do Grupo de Pesquisa em Agronegócios do Departamento de Ciências Econômicas da UFSM.

Edom de Avila Fabrício, UFSM

Graduando de Zootecnia, UFSM.

Jackeline Karsten Kirinus, UFSM

Médica Veterinária, Doutoranda do PPGCTA, UFSM.

Análie Scortegagna, UFSM

Médica Veterinária

Andréa Cristina Dörr, UFSM

Departamento de Ciências Econômicas (DEPCIE), Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), UFSM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Agronegócios.

José Laerte Nörnberg, UFSM

Núcleo Integrado de Desenvolvimento em Análises Laboratoriais (NIDAL), Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos (DTCA), UFSM.

Downloads

Publicado

2013-07-31

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal