Identificação e análise de rotulagem das marcas de mel comercializadas na cidade do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
mel, rotulagemResumo
Com vistas a identificar as marcas dos méis comercializados e suas características de rotulagem no comércio varejista dacidade do Rio de Janeiro, foram realizadas 48 visitas em diferentes estabelecimentos. Identificaram-se 37 marcas de méisregularmente registradas e a análise da rotulagem permitiu observar inadequações (56,8%) relativas à falta de informaçõesobrigatórias tais como: informação nutricional (8,1%), data da embalagem (13,5%), prazo de validade (2,7%), lote (27,0%) emodo de conservação (5,4%). Todas as marcas encontradas apresentaram as informações obrigatórias: conteúdo líquido,identificação da marca e da firma produtora, assim como a identificação do registro no órgão competente. Os dados obtidosneste estudo, ainda que não alarmantes, sugerem o estabelecimento de programas que permitam a adoção de açõescoercitivas típicas de fiscalização de alimentos com vistas a garantir alimentos saudáveis e de menor risco na mesa dosconsumidores, conforme prevê a legislação sanitária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-01-30
Edição
Seção
Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal