Identificação e análise de rotulagem das marcas de mel comercializadas na cidade do Rio de Janeiro

Auteurs

  • Ismar Araújo de Moraes Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Rua Prof. Ernani Mello, 101. Centro. Niterói, RJ. 24210-150. Superintendência de Controle de Zoonoses Vigilância e Fiscalização Sanitária (VISA-Rio) – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.
  • Patrícia Barizon Cepeda Médica-veterinária autônoma.
  • Aline R. Bernardo Médica-veterinária autônoma.
  • Aline Moreira Rodrigues Médica-veterinária autônoma.
  • Henrique Silva Pardi Departamento de Tecnologia dos Alimentos. Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense – Niterói-RJ.
  • Sergio Borges Mano Departamento de Tecnologia dos Alimentos. Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense – Niterói-RJ.

Mots-clés:

mel, rotulagem

Résumé

Com vistas a identificar as marcas dos méis comercializados e suas características de rotulagem no comércio varejista dacidade do Rio de Janeiro, foram realizadas 48 visitas em diferentes estabelecimentos. Identificaram-se 37 marcas de méisregularmente registradas e a análise da rotulagem permitiu observar inadequações (56,8%) relativas à falta de informaçõesobrigatórias tais como: informação nutricional (8,1%), data da embalagem (13,5%), prazo de validade (2,7%), lote (27,0%) emodo de conservação (5,4%). Todas as marcas encontradas apresentaram as informações obrigatórias: conteúdo líquido,identificação da marca e da firma produtora, assim como a identificação do registro no órgão competente. Os dados obtidosneste estudo, ainda que não alarmantes, sugerem o estabelecimento de programas que permitam a adoção de açõescoercitivas típicas de fiscalização de alimentos com vistas a garantir alimentos saudáveis e de menor risco na mesa dosconsumidores, conforme prevê a legislação sanitária.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2007-01-30

Numéro

Rubrique

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal