Caracterização das lesões inflamatórias em corações bovinos comercializados em açougues da cidade de Nova Friburgo, RJ

Autores

  • Renata Falcão Rabello da Costa Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Doutorado) – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal – Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.
  • Iacir Francisco dos Santos Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói, RJ – CEP 24230-340.
  • Elmiro Rosendo do Nascimento Departamento de Medicina Coletiva Veterinária e Saúde Pública da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.
  • Rogerio Tortelly Departamento de Patologia e Clínica Veterinária – Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave:

bovino, Cysticercus bovis, Sarcocystis sp., coração, miocardite, inspeção sanitária

Resumo

Foram estudados, através da técnica de Santos e do fatiamento, 240 corações de bovinos adquiridos em açougues da cidadede Nova Friburgo, RJ, com o objetivo de caracterizar as lesões inflamatórias. Amostras com e sem lesões aparentes, do tipocística, nodular ou difusa, focais, esbranquiçadas e/ou amareladas, fixadas em formol a 10%, foram processadas pela técnicahabitual de inclusão em parafina e coradas pela hematoxilina-eosina (HE). Foram observadas lesões císticas por Cysticercusbovis vivo e, nodulares, por morto, sendo este último preponderante. O exame microscópico dos cisticercos mortos revelou, deuma forma geral, lesões granulomatosas centralizadas por material caseoso e/ou calcário, células gigantes multinucleadas,histiócitos em paliçada, infiltrado misto, predominantemente de mononucleares, envoltos por cápsula fibrosa que, por vezes,continha áreas mineralizadas. Rara foi a observação dos corpúsculos calcários. Miocardites inespecíficas multifocais, compostaspor elementos celulares mononucleares, associando-se, por vezes, à infiltração gordurosa e fibrose dissociando as miofibras,estiveram presentes em amostras com e sem lesões visíveis, sendo encontradas freqüentemente ao redor de cistos deSarcocystis sp. Digno de nota foi a intensidade da infecção, impressionante em algumas amostras, e a presença conspícuadestes microcistos nas fibras de Purkinje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal