Prevalência de cisticercose em bovinos abatidos em matadourofrigorífico sob inspeção federal em Minas Gerais

Autores

  • Luiziane Teixeira de Carvalho Fiscal Federal Agropecuário – MAPA.
  • Renata Falcão Rabello da Costa Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Doutorado) – Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal – Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense.
  • Iacir Francisco dos Santos Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense. Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói, RJ – CEP 24230-340.
  • André Luiz Teixeira de Carvalho Médico-veterinário autônomo.

Palavras-chave:

Cysticercus bovis, bovino, cisticercose, inspeção sanitária

Resumo

Com o objetivo de pesquisar a prevalência de cisticercose foram estudados 402.177 bovinos, abatidos em matadourofrigoríficosob inspeção federal, situado no triângulo mineiro/MG, durante os anos de 2000 a 2003. A prevalência encontrada foide 4,60%, sendo a maior de 6,27% no ano de 2001, e a menor, de 2,73%, em 2003. A ocorrência de cisticercos degenerados(2,70%) sobrepujou a de cisticercos viáveis (1,90%), com exceção do ano de 2000 (2,97%). Os cisticercos encontrados aolongo dos anos estavam distribuídos em maior quantidade na cabeça (55,51%), seguida do coração (42,70%), língua (1,10%)e carcaça (0,69%). Houve variação sazonal relacionada com a freqüência de animais infectados com C. bovis. Considerandosea alta freqüência de cisticercose em nosso meio e os prejuízos relacionados com a saúde pública e o comércio de carnes,fica claro que esta zoonose é um problema grave que não pode ser desconsiderado pelo segmento político-social do país,necessitando de medidas efetivas de controle e erradicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-05-30

Edição

Seção

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal