Desenvolvimento Ponderal na Estimativa de Peso Vivo em Ovinos da Raça Poll Dorset

Autores

  • Diego Azevedo Mota Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto de Ciências Agrárias _ ICA, Unaí, Minas Gerais, Brasil.
  • Bruna Laurindo Rosa Zootecnista, Dra.
  • Márcia Maria Oziemblowski Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim, Rodovia ERS 135, km 72, Interior de Erechim -RS.
  • Thiago Vasconcelos Melo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto de Ciências Agrárias _ ICA, Unaí, Minas Gerais, Brasil.
  • Daniel Marino Guedes de Carvalho Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra - ICET, Barra do Garças - Mato Grosso, Brasil.

Palavras-chave:

biometria, perímetro torácico, altura de cernelha, altura de garupa

Resumo

Objetivou-se avaliar nesse estudo o uso da biometria durante o crescimento de cordeiros da raça Poll Dorset, com o intuito de estimar o peso vivo. Foram utilizados 32 cordeiros, sendo 20 machos e 12 fêmeas, nascidos entre julho e setembro de 2014 e 2015, sendo as coletas realizadas do nascimento aos 165 dias com intervalo de 15 dias entre as avaliações. O estudo gerou 1920 observações de pesos e medidas biométricas. A cada tomada de peso também foram realizadas medidas de perímetro torácico, com a utilização de fita métrica graduada em centímetros, comprimento de corpo, altura de cernelha e altura de garupa utilizando um hipômetro. Os dados foram submetidos à análise de correlação e a partir destes gerou-se gráficos de dispersão e estimaram-se equações de regressão, além de estimar o desenvolvimento ponderal. O perímetro torácico (0,88) foi a característica mais associada ao peso corporal in vivo. As equações de regressão reafirmaram a alta relação entre perímetro torácico e peso vivo, que foi de 94%. O desenvolvimento ponderal caracterizou animais com padrão racial homogêneo. Conclui-se que o perímetro torácico está altamente associado ao peso corporal e que equações de regressão geradas a partir de medidas biométricas servem para estimar o peso corporal de ovinos da raça Poll Dorset.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-20

Edição

Seção

Produção Animal