Enfermidades do trato respiratório posterior em eqüinos de equitação no Rio de Janeiro: prevalência e aspectos clínico-laboratoriais

Autores

  • Daniel Augusto Barroso Lessa Departamento de Patologia e Clínica Veterinária, Faculdade de Veterinária, UFF, Niterói, RJ – CEP: 24230-340.
  • Carlos Henrique Machado DMCV/IV/UFRRJ/RJ
  • Carla Soares Duarte Médica-veterinária autônoma/RJ
  • Lúcia Wachholz Médica-veterinária, Faculdade Veterinária/UFPel/RS
  • José Roberto P. de Andrade Lima Capitão, médico-veterinário, Exército Brasileiro.
  • Wilson Roberto Fernandes Clínica Médica, FMVZ/USP/SP

Palavras-chave:

eqüinos, enfermidades pulmonares, lavado broncoalveolar

Resumo

Enfermidades do trato respiratório posterior em eqüinos estabulados em grandes centros urbanos são uma realidade emvários locais do mundo. Com o objetivo de verificar a prevalência e discutir aspectos clínico-laboratoriais relevantes para odiagnóstico das enfermidades do trato respiratório posterior, foram examinados 23 eqüinos, regularmente utilizados paraequitação, pertencentes ao Regimento Escola de Cavalaria–Andrade Neves EB/ME/RJ, com sintomas sugestivos de doençarespiratória, sendo 14 machos e 09 fêmeas, com idades variando de 03 a 22 anos e pesando entre 400 e 530 kg. Realizaramseexame físico, endoscopia, hemograma, dosagem de fibrinogênio plasmático e citologia do lavado broncoalveolar. Considerando-se o total de animais examinados encontrou-se 4,3% de doença pulmonar obstrutiva crônica, 8,7% de broncopneumonias,17,4% de doença inflamatória de vias aéreas, 47,8% de hemorragia pulmonar induzida pelo exercício e 4,3% de doençapulmonar indiferenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-01-30

Edição

Seção

Clínica Médica e Cirúrgica