Avaliação bacteriológica e físico-química das carnes do dorso e coxa de rã (Rana catesbeiana) processadas em matadouro comercial

Auteurs-es

  • Silvia Conceição Reis Pereira Mello Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Doutorado) Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense – Rua Vital Brazil Filho, 64, 24230-340, Niterói/RJ.
  • Licínio Esmeraldo da Silva Departamento de Estatística, Instituto de Matemática, Universidade Federal Fluminense.
  • Sérgio Mano Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense.
  • Robson Maia Franco Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Faculdade de Veterinária, Universidade Federal Fluminense.

Mots-clés :

carne de rã, Rana catesbeiana, composição centesimal

Résumé

O objetivo do presente trabalho foi avaliar, comparativamente, as características bacteriológicas e físico-químicas das carnesdo dorso e da coxa de rã (Rana catesbeiana) obtidas em um matadouro comercial. As amostras congeladas obtidas daindústria de processamento foram estocadas a -18°C durante três meses antes da realização das análises. Foram realizadascontagens de bactérias heterotróficas aeróbias mesófilas e contagem de bactérias heterotróficas aeróbias psicrotróficas eanálises físico-químicas (pH, proteína, lipídio, umidade, bases voláteis totais – BVT, cinzas e cálcio). Os dados foram analisadospelo teste de postos sinalizados de Wilcoxon, ao nível de 5% de significância. A contagem de bactérias mesófilas da carne dodorso e da carne da coxa foram 5,0 Log UFC/g e 6,0 Log UFC/g respectivamente. Não foi detectado o crescimento de bactériaspsicrotróficas em nenhuma das amostras. As análises físico-químicas apresentaram os seguintes resultados, respectivamentepara as carnes de dorso e coxa de rã: pH (6,3 e 6,0); proteína (16% e 15,7%); lipídios (0,2 % e 0,2%); umidade (79,2% e 78,3%);BVT (9,8 e 10,8 mg de N-BVT/100 g); cinzas (1,2 % e 0,9 %); cálcio (0,09 e 0,05 %). De acordo com as análises realizadas nopresente estudo, pôde-se concluir que não houve diferença significativa (p>0,05), entre as características bacteriológicas efísico-químicas da carne do dorso de rã, em relação à carne da coxa da rã, sugerindo que ambos os cortes analisados podemser utilizados para fins semelhantes na indústria de alimentos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2006-09-30

Numéro

Rubrique

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal