Caracterização dos sistemas de criação de caprinos e ovinos da Ilha de São Luís no estado do Maranhão, Brasil

Autores

Resumo

Objetivou-se descrever o perfil dos sistemas de criação de caprinos e ovinos da Ilha de São Luís no estado do Maranhão. Para isso, realizou-se um estudo descritivo, exploratório e quali-quantitativo com 80 produtores rurais selecionados pela técnica Snowball, no período de fevereiro a abril de 2021. Em relação ao perfil do produtor rural, verificou-se predominância do gênero masculino (93,8%), apresentando faixa etária entre 25 a 60 anos (86,2%). A maioria dos produtores apresentavam ensino médio completo (23,8%) ou ensino superior completo (23,8%) e 88,8% dos produtores não estavam vinculados a organizações coletivas, associações, cooperativas ou sindicatos. Nas propriedades rurais o sistema de criação predominante era o semi-extensivo (73,8%) com presença de apriscos (76,2%) e as criações eram consorciadas com caprinos e ovinos (58,8%). A principal causa de morte nos animais verificada foi a verminose (58,8%). Conclui-se que se faz necessário o estabelecimento de medidas de estímulo às criações na Ilha de São Luís por meio de políticas públicas voltadas aos produtores locais, requerendo, sobretudo, assistência técnica, orientações zootécnicas, educação sanitária e acesso ao crédito, para, assim, deixar de ser apenas uma atividade de subsistência e passar a gerar maiores rendas para as famílias produtoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Monteiro Brandão, Universidade Estadual do Maranhão

Brasileira, Médica Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2017); Técnica em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA (2016); Atualmente Pós Graduanda no Programa de Pós Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2019/2020) e também realizou Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Assistente Administrativo pela Universidade Estadual do Maranhão - Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMAnet) (2020/2021).

Rildon Porto Candeira, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão, Brasil (2018). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal/UEMA.

Raymara Stfany Brito de Moraes, Universidade Estadual do Maranhão

Médica Veterinária Graduada pela Universidade Estadual do Maranhão, 2014. Especialista em Saúde Pública Titulada pela Universidade Estadual do Maranhão, 2018. Curso de Anestesia em Pequenos Animais, (ITAVET) 2018. Curso de Cirurgia Reconstrutiva Veterinária (UFT-TO), 2018. Curso de Habilitação de Métodos de Diagnóstico e Controle de Brucelose e Tuberculose Animal e Noções de Encefalopatias Espongiforme Transmissível (Uema/Aged) 2018. Responsável Técnica da Clinica Veterinária Bicho Travesso, Plantonista Noturno. Atuou como Responsável Administrativa e de Campo em Extensão, Instituto do Agronegócio do Maranhão (INAGRO), atuação na Agencia Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED).

Danielle Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (2018). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal/UEMA e pós-graduanda em higiene e inspeção de produtos de origem animal.

Helder Luís Chaves Dias

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão (1986), Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciênias Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinocultura, valor nutritivo de alimentos para ruminantes e pastagem.

Nancyleni Pinto chaves Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2005) e Graduação em Formação Pedagógica de Docentes com Habilitação para as disciplinas de Ciências, Biologia e Química (2014). Durante a graduação foi monitora da disciplina de Microbiologia e bolsista PIBIC-CNPq. É Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO (2011-2015), Mestre em Ciências Veterinárias pela UEMA (2007-2009), Especialista em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2011), Especialista em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel - (2012), Especialista em Laticínios (2012), Especialista em Indústria da Carne (2012) e, Especialista em Pecuária Leiteira (2013), as três últimas pela Universidade On-line de Viçosa. Também é especialista em Educação do Campo pela UEMANet (2015) . Atualmente é Professora Adjunta II do Curso de Engenharia de Pesca-UEMA, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal (Cursos de Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-graduação em Recursos Aquáticos e Pesca (Curso de Mestrado) é Coordenadora de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG). Foi Assessora da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Fiscal Estadual Agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA), responsável pela Coordenação Estadual do inquérito soroepidemiológico da Febre Aftosa no Estado do Maranhão. É professora-conteudista do Curso Técnico e de Graduação à distância em Tecnologia de Alimentos pela UEMA-Net, responsável pelas disciplinas Conservação de Alimentos , Microbiologia de Alimentos, Análise Sensorial e Tecnologia de Carnes e Derivados. Foi Responsável Técnica do Frigorífico Jurandir Britto Industrial LTDA, atuando nas áreas de Inspeção de Carnes de Bovídeos, Suínos e processamento de alimentos com destaque para a produção de embutidos e charque. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Microbiologia Geral e de Alimentos, Inspeção de Produtos de Origem Animal, Tecnologia de alimentos e Diagnóstico de Doenças.

Ana Clara Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) (1981), especialização em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Maranhão, (UFMA), São Luis (1983), mestrado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (1992) e doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (1999). Bolsista de Apoio Técnico Institucional (BATI) FAPEMA/UEMA, 2003 a 2004. Bolsista de Fixação de Pesquisador (BFP) FAPEMA/UEMA, 2004 a 2008. Professora Visitante do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), 2008 a 2010. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (UEMA) até 2018. Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária Animal (UEMA) (2012). Atualmente Bolsista de Fixação de Doutor, Universidade Estadual do Maranhão, 2010. Professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) - Campus de Patos-PB. Tem experiência na área de Parasitologia Veterinária, com ênfase em Entomologia, Acarologia e Helmintologia de animais de produção e companhia. E, Fitoterápicos no controle de parasitoses de animais de produção e companhia. Consultoria ad hoc aos projetos de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Maranhão (FAPEMA).

Downloads

Publicado

2022-11-05