Análise da rotulagem de ovos comercializados na cidade do Rio de Janeiro – Brasil

Auteurs

  • Ismar Araújo de Moraes Departamento de Fisiologia e Farmacologia – Universidade Federal Fluminense – Rua Vital Brazil Filho, 64. Niterói, RJ. 24230-340.
  • Sergio Mano Departamento de Tecnologia de Alimentos. Faculdade de Veterinária – Universidade Federal Fluminense – Niterói, RJ.
  • Rami Fanticelli Baptista Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO; Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO.

Mots-clés:

ovos, rotulagem

Résumé

Considerando a importância do consumo de ovos in natura na cidade do Rio de Janeiro, objetivou-se analisar a conformidadedas informações contidas na rotulagem das embalagens dos ovos comercializados em supermercados e mercearias, perantea legislação específica brasileira. Foram visitados 21 estabelecimentos na região metropolitana do Rio de Janeiro, sendoidentificadas 19 marcas diferentes comercializadas em embalagens contendo seis (10,5%), 10 (5,3%), 12 (68,4%) ou 360unidades (15,8%). Foi observado que os rótulos de todas as marcas indicaram: a denominação de venda, o conteúdo líquidoe a identificação da origem. Entretanto, nem todas as marcas atenderam a recomendação para a correta identificação do lote.A maioria das marcas apresentou, na rotulagem, a data de embalagem (84,2%) ou de classificação (15,8%) e 94,7% dasmarcas apresentaram a data de validade. Apenas uma das marcas apresentou a data de produção impressa na casca do ovo.As informações nutricionais e a cor dos ovos foram observadas em todas as marcas analisadas, mas a tipificação e aclassificação foram informadas, respectivamente, em 89,5% e 26,3% das mesmas. Em relação ao registro no órgão competente,também se verificou que a totalidade das marcas apresentou esta informação. Destacou-se, também, a dificuldade de umbom entendimento acerca da legislação, que deve ser seguida para a análise da rotulagem. Assim sendo, pode-se concluirque se faz necessário estabelecer regulamentos claros e específicos de modo a facilitar a fiscalização à rotulagem de ovos innatura, de forma a evitar os erros destacados neste estudo e garantindo as informações necessárias para a segurançaalimentar, o que é de competência e dever de Estado.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2008-01-30

Numéro

Rubrique

Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal